Passo a passo de instalação do DOCKER e i-Educar

Espero que ajude. Fiz ele a pouco. Se tiver algo de errado ou acrescentar galera. Mais seguir e deu 100% certo.

Instalar e Usar o Docker no Ubuntu 16.04

1 - Mas primeiro, vamos atualizar o banco de dados de pacotes:

sudo apt-get update

2 - Agora, vamos instalar o Docker. Adicione ao sistema a chave GPG oficial do repositório do Docker:

sudo apt-key adv --keyserver hkp://p80.pool.sks-keyservers.net:80 --recv-keys 58118E89F3A912897C070ADBF76221572C52609D

3 - Adicione o repositório do Docker às fontes do APT:

sudo apt-add-repository ‘deb https://apt.dockerproject.org/repo ubuntu-xenial main’

4 - Atualize o banco de dados de pacotes com os pacotes do Docker a partir do novo repositório adicionado:

sudo apt-get update

5 - Certifique-se de que você está instalando a partir do repositório do Docker em vez do repositório padrão do Ubuntu 16.04:

apt-cache policy docker-engine

6 - Finalmente, instale o Docker:

sudo apt-get install -y docker-engine

Instalar o Compose em sistemas Linux

1 - Instalar o programa curl

apt install curl

2 - Execute este comando para baixar a versão mais recente do Docker Compose:

curl -L https://github.com/docker/compose/releases/download/1.23.0-rc3/docker-compose-uname -s-uname -m -o /usr/local/bin/docker-compose

3 - Aplique permissões executáveis ​​ao binário:

chmod +x /usr/local/bin/docker-compose

4 - Teste a instalação.

docker-compose --version

5 - Atualizando

docker-compose migrate-to-labels

Instalar o i-Educar

1 - Instalar o git

apt install git

2 - Depois de ter o Docker e git instalados faça o clone deste repositório e execute o Docker Compose para criar os containers da aplicação:

git clone https://github.com/portabilis/i-educar.git i-educar

cd i-educar

cp .env.example .env

cp ieducar/configuration/ieducar.ini.sample ieducar/configuration/ieducar.ini

cp phinx.php.sample phinx.php

docker-compose up -d

3 - Depois disto faça as alterações necessárias nos arquivos de configuração:

.env

ieducar/configuration/ieducar.ini

phinx.php

4 - Instalando relatórios

git clone https://github.com/portabilis/i-educar-reports-package.git ieducar/modules/Reports

5 - Altere também o arquivo phinx.php, para adicionar as migrations dos relatórios:
$configuration = array(
“paths” => array(
“migrations” => array(
“ieducar/misc/database/migrations”,
“ieducar/modules/Reports/database/migrations”, // <<<<< ADICIONAR ESTA LINHA
),
“seeds” => array(
“ieducar/misc/database/seeds”,
“ieducar/modules/Reports/database/seeds”, // <<<<< ADICIONAR ESTA LINHA
),
),
“environments” => $environments,
);

6 - Instalando outras dependências

O i-Educar usa o Composer para gerenciar suas dependências. Para instalar, execute o comando:

docker run -it -v $(pwd):/app composer install --ignore-platform-reqs

7 - Inicializando o banco de dados
Se quiser rodar o Phinx a partir de sua própria máquina, fora de um container, modifique a chave host para localhost e port para 5434.
Depois de ter feito a configuração do Phinx, basta rodar os seguintes comandos:
Este comando irá executar a criação de tabelas e inserção de dados iniciais para utilização do i-Educar.

docker-compose exec ieducar_1604 ieducar/vendor/bin/phinx seed:run -s StartingSeed -s StartingForeignKeysSeed

docker-compose exec ieducar_1604 ieducar/vendor/bin/phinx migrate

8 - Inicializando o banco de dados dos relatórios
Os relatórios também possuem sua seed inicial para o banco de dados e as migrations que são individuais por cada relatório.
Execute os seguintes comandos:

docker-compose exec ieducar_1604 chmod +x ieducar/vendor/cossou/jasperphp/src/JasperStarter/bin/jasperstarter

docker-compose exec ieducar_1604 chmod 777 -R ieducar/modules/Reports/ReportSources/

9 - Compilando arquivos do JasperReports

docker-compose exec ieducar_1604 bash

cd ieducar/modules/Reports/ReportSources

for line in (ls -a | sort | grep .jrxml | sed -e "s/\.jrxml//"); do (…/…/…/vendor/cossou/jasperphp/src/JasperStarter/bin/jasperstarter cp $line.jrxml -o $line); done

10 - Primeiro acesso
Após realizar a instalação de acordo com as instruções acima você está pronta a realizar seu primeiro acesso ao i-Educar. Basta acessar o seguinte endereço:

http://localhost:8001

O usuário padrão é: admin / A senha padrão é: 123456789

Assim que realizar seu primeiro acesso não se esqueça de alterar a senha padrão.

1 curtida

@IsaelCoelho, olá!

A resposta curta… NÃO

A resposta longa, SIM COM RESSALVAS. O tutorial que existe o time considera descartado, depreciado, obsoleto. Como o projeto ficou inativo ao público por muito tempo e virou uma uma peça rara. Eles estão estudando em fazer um instalador para o i-Educar como tinha dito em inúmeros comentários anterior, o que lhe resta aguardar. O README é a única fonte confiável de documentação para desenvolvedores e testes.[1]

[1] https://softwarepublico.gov.br/gitlab/i-educar/i-educar/wikis/install-ieducar

PS: É por que realmente não é levado em consideração no projeto o tutorial para o tempo de hoje. Querem que o tutorial que mencionei estar fadado ao esquecimento.

??? eu mesmo não achei…

Não existe documentação. Questione aos lideres do projeto @cajueiro e @giustin !

1 curtida

Duvidas ate o momento so instalei o ieducar com o docker. Tem como instalar sem o docker??? porque ainda nao tentei. Pra robar na locaweb pra funcionar no meu muncicipio. @cajueiro e @giustin

Bom dia @marcioro!

É viável sim instalar sem docker, mas é necessário um pouco de conhecimento em infra. Se você analisar o Dockerfile vai ter bastante ajuda nesse processo.

Quando você fala em utilizar a Locaweb, penso que seja numa VPS, correto? Um sistema de hospedagem não consegue atender as demandas do i-Educar.

Qualquer dúvida, siga postando no fórum!

3 curtidas

Você insinua que não é viável utilizar em VPS o aplicativo i-educar?

Olá @farribeiro.

Talvez tenha me expressado mal. O que provavelmente não atende o i-Educar são serviços de hospedagens básicos. Particularmente considero VPS a melhor opção.

2 curtidas

Compreendi, mas estamos tendo problemas gerais em relação a instalação para produção, tanto na ausência de documentação de infraestrutura, backup e outros.

Mande novidades a respeito do instalador que eu e o @vitormattos sugerimos para o i-educar, tem possibilidade de reaproveitar o do wordpress?

Eu teria uma carta enorme para escrever sobre este assunto, mas vou me segurar por enquanto. Eu deixei um aperitivo aqui no forum que vou estudar o uso do aplicativo com kubernates.

Abraços!

Como assim tiago.camargo??? Não entendi essa parte… Quando você fala em utilizar a Locaweb, penso que seja numa VPS, correto? Um sistema de hospedagem não consegue atender as demandas do i-Educar. Quero colocar o sistema na WEB servidor LOCAWEB VPS.

OK tiago.camargo… Isso mesmo vou hospedar na LOCAWEB, plano VPS. Então vai dar certo ne? Instalação como na minha maquina local?

Com certeza dará certo.
Se tiver alguma dúvida ou problema só seguir postando aqui no fórum.

https://www.masterdaweb.com, serviço muito bom e preço justo, uso ele e estou satisfeito!

Faça uma visita no site e confira os planos e se precisar de ajuda com alguma duvida, estou a disposição.

1 curtida

Você subiu num cPanel? Eu sei que é possível, caso o cPanel tenha PHP 7.0.x e PostgreSQL (esse aqui é muito raro, mais comum é MySQL)

Eu subi num VPS com ubuntu 16.04!

Nem dá vontade de redigir uma resposta, por um simples motivo, um sentimento quase presente…

Com docker

Enquanto o correto é sem docker

Bom dia.
Já existe um manual para instalar o i-educar sem o docker ?

Será que isso responde a tua pergunta?

Este artigo foi DEPRECIADO

Saiu nesta noite novos procedimentos para instalação que se encontra no README.md!

PS: Acredito que pode utilizar o container para produção

BOM DIA.
ONDE EU CONSIGO BAIXAR O EDUCAR COMPLETO
O I-EDUCAR QUE ESTA NO SITE PUBLICO A INSTALAÇO ESTA DANDO ERRO
FALA QUE NO ENCONTRA O “ieducar/vendor/bin/phinx migrate”
GRATO
.https://softwarepublico.gov.br/gitlab/i-educar/i-educar/wikis/instalacao-ieducar