Como faco pra instalar o i-EDUCAR num serviço de hospedagem? Tipo LOCAWEB? Quais passos a seguir?


#1

Pessoal estou com essa duvida!!! Alguém tem algum tutorial? por favor. Instalei na minha maquina, depois de algumas dificuldades com DOCKER.


#2

A ferramenta tem dois aspectos diferentes de uso. Você pode utilizar para desenvolver (este é o caso) ou para infraestrutura.

Infelizmente para sua necessidade não existe nenhuma orientação, tutorial ou algo do gênero. Aguardar time Portabilis oferecer uma solução.


#3

Por acaso alguem do grupo ja fez a instalacao em 1 servico de hospedagem e possa me ajudar ou ja encontrou algum tutorial impresso ou youtube? Dei uma olhada aqui mais nao encontrei nada ainda… :disappointed_relieved::disappointed_relieved::disappointed_relieved::disappointed_relieved:


#4

@marcioro, boa tarde. Naturalmente não sou nenhum expert, mas tenho alguma experiência, e posso te ajudar com algumas informações básicas para um tipo de instalação básica e específica (ubuntu 16.04) numa VPS, usando linha de comando.
1 - A primeira coisa que precisa fazer é acessar o painel de controle da sua VPS e proceder a instalação da versão do SO Linux ubuntu 16.04 ou similar, observando que o kernel tem que ser acima de 3.80.xxx que é um pré-requisito para instalação do docker.
2 - Depois que instalar o SO, você deve acessar sua VPS por ssh e número do IP, e se estiver no windows, use programas tipo putty, que faz muito bem isso. Acessa pelo ip, com usuário root.
3 - Recomendo que você crie um usuário comum para a instalação, e deixe o root preservado, mas é só uma sugestão. Faça isso com o comando # sudo adduser nome_do_seu_usuario
4 - Criado o usuário, você deve adicioná-lo à lista de sudoers (para aceitar sudo antes dos comandos). Faça isso com o comando #visudo e salve essa linha abaixono local adequado, dentro do arquivo:
nome_do_seu_usuario ALL=(ALL) ALL.
5 - Feito isso, saia do sistema, e acesse com seu novo usuário, e faça update e upgrade (não esquecendo e acrescentar o sudo antes) e corrija eventuais erros que podem ocorrer. Não avance sem que o sistema esteja atualizando sem mensagem de erros. Pode não necessariamente não baixar nada (dependendo da atualização), mas não pode retornar mensagem de erros.
6 - Instale o docker, de acordo com o manual do github.
7 - Instale o docker-compose, também de acordo com o manual.
8 - Após isso, siga todo o passo a passo e descubra o melhor sistema de gestão escolar que existe.
Uma outra recomendação, é que você não deve avançar com nada após qualquer mensagem de erro. Elas sempre aparecem, mas são como nescafé: SOLÚVEL!!!


#5

Isso não é necessário, porém desejável, isso foi uma decisão do time Portabilis uma distribuição de fácil instalação. O docker não faz parte da infraestrutura. Ele é usado para desenvolvimento, mas também é possível usar na infraestrutura com profundas modificações.

E por isso ele é considerado homologado, mas o aplicativo é agnóstico não necessita do Docker nem do Ubuntu, depende apenas destes caras… PHP v7.0.x e PostgreSQL v9.5.

Não é necessário o uso explícito do Ubuntu 16.04, como disse anteriormente

Uso errôneo de dar poderes do Docker para o usuário, além de ser perigoso para segurança da máquina! Não recomendável em uso de produção, apenas para desenvolvimento, de uso local[1]. No geral um placebo de instalação.

Para instalação em ambiente de produção aguarde a Portabilis liberar uma solução[2]

[1] E mesmo assim não utilizar tal procedimento
[2] Leia-se instalador

PS: Mais tarde altero estas resposta por tópicos… Estou em local remoto


#6

Pergunta? estou tentando fazer como vc disse, via PUTTY, porem estou tendo uma dificuldade na instalacao porque pede senha de ROOT no meu usuario da LOCAWEB, digito minha senha e nao confere, sendo q e a unica senha q tenho de acesso aos servicos da LOCAWEB. seja o PRINT.


#7

Boa tarde @marcioro. Eu falei no putty, no caso de você estar usando o windows, mas como parece que você está usando ubuntu com interface gráfica nesse notebook, daria pra acessar usando ssh mesmo, mas o problema de fato não é esse. Essa senha que está esperando aí, no caso, é desse usuário gestaoieducar3 que você criou. A senha do root, você só irá usar, quando acessar como root mesmo. Nesse caso, aparentemente você acessou com esse novo usuário, então tem que colocar a senha dele, sempre que usar sudo.


#8

Já estou cansando de alertar a respeito isso…

USEM WINDOWS COM KUBERNATES E SEJAM FELIZES


#9

Não tava usando o windows não, apesar que gosto mais dele, no i-Educar só uso linux.