…
Depois disto faça uma cópia do arquivo ieducar/configuration/ieducar.ini.sample
para ieducar/configuration/ieducar.ini
realizando as alterações necessárias.
Instalando relatórios
Os relatórios respondem por uma parte muito importante no i-Educar mas o
desenvolvimento destes relatórios ocorre de forma paralela em outro repositório.
Por isso, antes de prosseguir, é necessário “instalar” os relatórios em conjunto
com o i-Educar. Execute o seguinte comando a partir da pasta onde o i-Educar foi
clonado em sua máquina:
$ git clone https://github.com/portabilis/i-educar-reports-package.git ieducar/modules/Reports
P.S.: Esses relatórios são legados e podem não funcionar. Em breve vamos lançar
um pacote de mais de 40 relatórios funcionais.
Instalando outras dependências
O i-Educar usa o Composer para gerenciar suas
dependências. O Composer já vem pré-instalado na imagem via Docker então para
instalar as dependências use os seguintes comandos:
$ composer install
Inicializando o banco de dados
O próximo passo é inicializar o banco de dados do i-Educar. Nós utilizamos o
Phinx para executar migrações e preencher os dados em
nosso banco. O Phinx já é instalado como dependência através do Composer no
passo anterior, mas é necessário configurá-lo antes de executar qualquer
comando.
Na raiz do projeto você encontra um arquivo chamado phinx.php.sample
. Copie
este arquivo e altere seu nome para phinx.php
. Verifique seu conteúdo e,
caso tenha feito alguma mudança na configuração do Docker, modifique as
credenciais do banco de acordo com suas alterações. Caso contrário o arquivo
estará pronto para ser utilizado.
Atenção:
Se quiser rodar o Phinx a partir de sua própria máquina, fora de um container,
modifique a chave host
para localhost
e port
para 5434
.
Depois de ter feito a configuração do Phinx, basta rodar os seguintes comandos:
$ ieducar/vendor/bin/phinx seed:run -s StartingSeed -s StartingForeignKeysSeed
$ ieducar/vendor/bin/phinx migrate
Este comando irá executar a criação de tabelas e inserção de dados iniciais
para utilização do i-Educar.
Configurando permissões
Para que tudo funcione adequadamente, principalmente a parte de relatórios, é
necessário definir algumas permissões especiais em pastas e arquivos. Use os
comandos abaixo:
$ chmod +x ieducar/vendor/portabilis/jasperphp/src/JasperStarter/bin/jasperstarter
$ chmod 777 -R ieducar/modules/Reports/ReportSources/Portabilis
Primeiro acesso
Após realizar a instalação de acordo com as instruções acima você está pronta a
realizar seu primeiro acesso ao i-Educar. Basta acessar o seguinte endereço:
http://localhost:8001
O usuário padrão é: admin
/ A senha padrão é: 123456789
Assim que realizar seu primeiro acesso não se esqueça de alterar a senha padrão.
Utilização do Xdebug
A ferramenta Xdebug está incluída no projeto com o
intuito de facilitar o processo de debug durante o desenvolvimento. Para
configurá-la, modifique os valores das variáveis XDEBUG_*
no arquivo .env
conforme orientações da sua IDE de desenvolvimento.
Perguntas frequentes (FAQ)
Algumas perguntas aparecem recorrentemente. Olhe primeiro por aqui: FAQ
Powered by Portabilis Tecnologia