[RESOLVIDO] Erro instalação do relatório ieducar

/var/www/ieducar$ php artisan reports:install
chmod: changing permissions of ‘vendor/cossou/jasperphp/src/JasperStarter/bin/jasperstarter’: Operation not permitted
chmod: cannot access ‘ieducar/modules/Reports/ReportSources’: No such file or directory
Compiling reports files…
sh: 1: cd: can’t cd to /var/www/ieducar/ieducar/modules/Reports/ReportSources
Nothing to migrate.

Não importa a forma, sempre apresenta o mesmo erro. Já tentei com root, como usuário padrão. Pelo menos umas 10 tentativas.

Estou em uma vps limpa da aws.

Oi @silvarney ! Parece que você não clonou o repositório onde está os relatórios.

Esse comando foi executado corretamente e para o local certo? git clone https://github.com/portabilis/i-educar-reports-package.git packages/portabilis/i-educar-reports-package

1 curtida

Clonei sim. Ele até informa que a pasta já existe.

Olá no tópico que criei e tem um vídeo de demonstração da v2 do script de instalação tem a parte que uso para instalação do pacote de relatórios, executa os comandos que mencionei que deve corrigir o seu problema.

Esse tópico: Instalação all-in-one do i-educar 2.6.0 e i-Diário 1.3.3 no Ubuntu 20 - #55 por moliveirasoares

1 curtida

Já tô quase terminando o video.
Uma duvida, não tem link do novo script, vc atualizou o que já está lá?

Não atualizei o link, pois é bem diferente um do outro.

Assim que terminar ele com o i-Diario eu posto, pois quando compartilhei o outro, enquanto eu mexia muitas pessoas reportava problema pq pegava uma versão na qual estava mexendo ainda.

2 curtidas

Entendi, boa ideia. Tem gente que não intendeu o sentido de comunidade;

2 curtidas

Percebi isso também. Muitos colocam os problemas mais não informam como chegaram no problema, entre outras coisas como achar uma solução e não postar como resolveu.

Recebo muitas mensagem de problema de instalação sem ser pelo script mais não tem como responder a todos pois como a grande maioria eu tenho meu trabalho CLT e o que faço aqui é geralmente tarde da noite com intuito de tentar contribuir.

2 curtidas

@silvarney rode o comando composer update --plug-and-play :slight_smile:

@edersoares , executei o comando e depois “php artisan reports:install”

ubuntu@ip:/var/www/ieducar$ php artisan reports:install
chmod: changing permissions of ‘vendor/cossou/jasperphp/src/JasperStarter/bin/jasperstarter’: Operation not permitted
chmod: cannot access ‘ieducar/modules/Reports/ReportSources’: No such file or directory
Compiling reports files…
sh: 1: cd: can’t cd to /var/www/ieducar/ieducar/modules/Reports/ReportSources
Nothing to migrate.

Nada ainda

Olá @silvarney, tenta a sequência de comandos abaixo:

cd /var/www/ieducar && sudo rm -rf packages/portabilis/i-educar-reports-package

sudo git clone https://github.com/portabilis/i-educar-reports-package.git packages/portabilis/i-educar-reports-package

sudo composer update --plug-and-play --no-interaction

sudo php artisan legacy:link

sudo php artisan community:reports:link

sudo php artisan reports:install

sudo php artisan storage:link
1 curtida

@moliveirasoares muito obrigado. Funcionou sim, perfeitamente. Já estou fazendo testes. Agora vou para segunda parte que é a instalação do idiario.

Uma pergunta para quem já utiliza ele a mais tempo, porque não é indicado utilizar o ieducar e idiario na mesma vps?

1 curtida

Olá @silvarney, muito obrigado pelo feedback!

Recomendo para deixar o ambiente separado um do outro, dessa forma ao perder uma VPS você não perde tudo, além disso, um sistema pode ter dependência de uma lib em uma determinada versão e o outro sistema precisa da mesma lib porém uma uma versão mais nova, sem contato que os 2 utilizam o mesmo banco de dados “postgres”, e no caso um usa a versão 13 e ou outro a versão 12

1 curtida

@moliveirasoares valeu. E eu tava acompanhando as métricas de uso, e são bem altas. Estou em uma vps para testar, mas já sei que em produção mesmo, vou precisar de mais recursos para não ficar na mão.
Espero que minha pergunta e “experiência”, sirva para outros.

1 curtida

@silvarney, essa sua VPS na qual está acompanhando as métricas, tem quando de recurso computacional ?

1 curtida

@moliveirasoares é a Digital Ocean, Ubuntu 20.04 (LTS) x64(1 vCPU / 1GB / 25GB Disk).

1 curtida

Vixe, isso ai não dá conta não.

Recomendo Ubuntu 20.04 (LTS) x64(2 vCPU / 2GB / 25GB Disk)

A VPS na qual uso para testes tem a seguinte configuração.
Ubuntu 20.04 (LTS) x64(4 vCPU / 8GB / 200GB Disk SSD)

1 curtida

boa tarde. seguinte os comandos, na terceira linha "sudo composer update --plug-and-play --no–interaction

retornou o erro:
[RuntimeException]
The “–plug-and-play” option does not exist.

Obs.: já havia uma instalação feita

1 curtida

Olá Marcos. Primeiramente obrigado pelas dicas e atenção aos membros aqui do Forum. Estou tentando instalar os relatórios e estou seguindo essa sequencia de comandos. Porém ao executar o comando “sudo composer update --plug-and-play --no-interaction”, recebo o retorno : " [RuntimeException]
** The “–plug-and-play” option does not exist."**

Se puder ajudar, ficaria muito grato.

Obrigado !

1 curtida

Olá @paglioza e @juniorgaropa , acredito que no caso de vocês, deva executar sudo composer install antes dos demais comandos.