Conhecendo o sistema

Senhores, tenho acompanhado os tópicos e 99% são relacionados à instalação ou configuração do sistema.
Assisti alguns vídeos no youtube e pretendo implantar o i-educar no meu município.
Gostaria de saber um pouco mais sobre as funcionalidades:

  1. A versão disponibilizada no software público contém todas as funcionalidades descritas neste site?
  2. Vi alguns vídeos de empresas terceirizadas que fazem a implantação e manutenção do software nas prefeituras. O sistema apresenta muito erro?
  3. Baixando a versão disponível no software público é possível fazer o up load do arquivo do censo escolar?
  4. O Sistema é baixado em uma máquina (servidor), com todas as configurações necessárias e os outros usuários acessam na nuvem? Os computadores dos outros usuários precisam ter a mesma configuração?
    Obrigada,
    Daniela

Este é um caso para @giustin , @cajueiro e @fernandosjp responderem

@DaniVolpi também tenho a vontade de implantar o i-educar no município onde trabalho e tais questionamentos também já tive e ainda tenho alguns… Mas posso te ajudar no que diz respeito ao conhecimento do sistema pois estou testando em um ambiente de testes antes de uma futura implantação.

Vejamos:

A versão disponibilizada no software público contém todas as funcionalidades descritas neste site?

Sim! As funcionalidades descritas na página do projeto https://ieducar.org/ estão disponíveis na versão da comunidade, mas nenhum relatório ainda pode ser impresso.

Vi alguns vídeos de empresas terceirizadas que fazem a implantação e manutenção do software nas prefeituras. O sistema apresenta muito erro?

Pelo que vi até agora não apresentou erros significativos no meu ambiente…

Baixando a versão disponível no software público é possível fazer o up load do arquivo do censo escolar?

Importei os dados do Educacenso de 2017 do município e não gerou erro algum mas a versão que baixei foi a do github da Portabilis! Inclusive fiquei bastante animado com tal premissa.

O Sistema é baixado em uma máquina (servidor), com todas as configurações necessárias e os outros usuários acessam na nuvem? Os computadores dos outros usuários precisam ter a mesma configuração?

Os computadores dos outros usuários precisam tão somente de acesso à internet e um navegador (firefox ou chrome são exemplos mais comuns).

Destarte, o que estou aguardando para tentar lançar o i-educar em uma unidade para teste piloto é a abertura dos relatórios para a versão 2.0 serem liberados pela Portabilis para que realmente o sistema permita a gestão da escola e a impressão que é tão necessária para os secretários escolares. Ademais, tal liberação dos códigos dos relatórios está prevista para daqui a aproximadamente 90 dias e até novembro deste ano haverá a liberação do módulo Diário do Professor online (creio que o nome seja esse), o que me deixa mais apreensivo para ver tais funcionalidades.

3 curtidas

Que excelente histórico @geraldojunior !

Só um adendo, as maquinas que acessarão o aplicativo não necessitam acesso a internet pois varia de acordo com a política do ente se seus servidores(funcionários) precisa de tal acesso, entretanto o servidor (maquina servidora/que hospeda o serviço) necessita de acesso a internet de forma controlada/restrita.

1 curtida

@geraldojunior obrigado pelo relato :smiley:

Apenas acrescentando alguns detalhes. O repositório padrão agora é o seguinte:

A versão no Portal do Software Livre aponta pra esta versão ou deve apontar em breve. Para evitar problemas recomendamos pegar direto do GitHub que é o repositório padrão agora.

E só reforçando o que o Geraldo já respondeu, as máquinas que vão acessar o sistema só precisam de um navegador e acesso à internet. A não ser que vocês instalem em algum tipo de intranet, o sistema funciona instalado em um servidor que precisa ser acessado via internet então não é possível utilizá-lo offline.

Sobre o Censo, não é só possível fazer o upload dos dados das escolas como é possível também importar os dados de Censos anteriores para popular sua base do i-Educar e começar a trabalhar com ele.

Qualquer outra dúvida é só falar. Abraços!

2 curtidas

Pelo que conheço não existe nenhuma dependência externa conforme relatado na issue #216 e conforme explanei não difere da sua explicação

1 curtida

A não ser que você esteja acessando o sistema a partir do próprio servidor, é necessário ter conexão à internet para acessar o servidor remoto que provê o sistema como qualquer outro site.

1 curtida

Gentileza, certifiquem-se, homologuem-se e publiquem-se

Pessoal, muito obrigada pelas informações.

Geraldo, nosso município atende 20 mil alunos em 88 unidades educacionais, então estou pensando em proceder da mesma forma como vc planejou.

Está semana o pessoal está tentando instalar o sistema e confirurar a máquina que será o servidor.

Pretendemos fazer primeiramente um teste como uma escola pequena. Penso que a implantação na rede inteira deve demorar alguns meses.

Estamos na expectativa de poder usar os relatórios logo. Seria muito importante para a impressão nas escolas e para análise do setor pedagógico da secretaria e tambétambém para o pessoal que trabalha na gestão dos recursos humanos.

Muito bom saber da existência de tantas pessoas dispostas a ajudar.

Sou secretaria adjunta de Educação no meu município, reiterando, peço desculpas por não responder prontamente, mas estou tentando interagir ao máximo nos grupos e fóruns para troca de experiências. Abraços a todos.

Não se preocupe. Participe no ritmo que lhe for possível :slight_smile: Se precisar de qualquer info fala com a gente.

Abraços!

1 curtida

Me lembrei da live do @giustin , será que não é grande valia?

1 curtida

Que legal Daniela! Realmente os relatórios são importantíssimos para a equipe pedagógica e administrativa discutirem a avaliação!

1 curtida

Olá pessoal, sou novo aqui na comunidade.
Fui incumbido de implantar o sistema aqui na secretaria de educação. Temos uns 5 mil alunos e 29 escolas no município.
Gostaria da ajuda dos amigos, pois tenho pouco experiência em instalar o sistema. Estou tentando instalar numa vps da DigitalOcean com 2gb de memória e 1vcpu. Sabem me dizer se essa configuração está dentro dos padrões?