[RESOLVIDO] i-Diário - Acompanhamento de Infrequência

Boa tarde à todos do fórum!
Gostaria de informações de como funciona ou como ativar o acompanhamento de infrequência no i-diário, pois já entrei no módulo Administrativo - Configurações Gerais - Notificar Faltas - e defini a quantidade de dias consecutivos e alternados. Registrei algumas faltas com a senha do professor e, no entanto, com a senha do servidor que tem permissão para acompanhar os alunos infrequentes, ao entrar no módulo Frequência - Acompanhamento de Infrequências, não aparece nada, bem como no balãozinho de notificações não aparece nada.

Alguém já utilizou esse módulo do i-diário?

Meus amigos @moliveirasoares , @Charlysmachado , alguém da Portabilis. Poderiam me dá uma luz para esse módulo. Desde já agradeço a atenção.

Boa tarde @gilcimartec . Tentei fazer o uso igual você descreveu na criação deste tópico, porém sem sucesso.

Olá, @gilcimartec

Vi que já ativou o checkbox Notificar faltas consecutivas e/ou alternadas, e preencheu os dias.

Pontos importantes a considerar:

1. Exibição da Notificação
  • A notificação será exibida para usuários com os níveis de acesso Administrador e Servidor.
  • Certifique-se de que a permissão “Acompanhamento de Infrequências” esteja habilitada como Sim para esses usuários.
  1. Consideração de Faltas
  • O i-Diário levará em conta apenas as faltas registradas a partir da data em que o checkbox foi ativado nas configurações gerais. Faltas registradas anteriormente, sejam consecutivas ou alternadas, não serão consideradas.
  • Para testar, suponha que o limite para faltas consecutivas seja 3:
    • Registre uma falta hoje, outra amanhã e uma terceira no dia seguinte. No quarto dia, o sistema exibirá a notificação de acompanhamento de infrequências.
  • As notificações serão enviadas durante a madrugada, ou seja, os usuários receberão o alerta apenas no dia seguinte ao momento em que o aluno atingir o limite máximo de faltas consecutivas e/ou alternadas.

Valide esses detalhes, espero ter lhe ajudado!

Obrigado @mateus pelo retorno à este tópico.
Então, pelas considerações que você fez eu já tinha ativado o checkbox desde a criação deste tópico, com a permissão Sim para o Administrador e Servidor.
Agora no segundo ponto, no caso dos professores que não lançam diariamente as frequências, pelo que entendi, não adianta lançar vários dias de frequências de uma vez só?

Considerando que os professores não lançam diariamente, o i-Diário vai notificar sim.

Por exemplo, você ativou ontem as permissões, e ontem o professor já lançou faltas para o Joãozinho nos dias 15, 16 e 17/01, então amanhã será exibido a infrequência de faltas consecutivas desconsiderando os lançamentos antes da configuração.

Olá @mateus ! Não deu certo.
Desde 2021 que o checkbox de notificação de faltas estava ativado e nunca consegui acompanhar as infrequências. Mas, após analisar suas respostas, resolvi desativar e ativar novamente o checkbox, alterei os dias corridos para 3, alternados para 5 e o período de dias a considerar para faltas alternadas para 20. Após salvar essa configuração lancei 3 dias já passados e o atual, totalizando 4 faltas para uma determinada aluna, aguardei o processamento e no dia seguinte não tinha nenhuma notificação.
Por fim, tentei lançando um dia de cada vez, começando na segunda, depois terça e ontem e hoje novamente não tinha notificação.
Se você puder ajudar com algo mais relacionado ao código da aplicação eu agradeço.

@gilcimartec é preciso adicionar no cron do servidor o comando bundle exec rails send_notification:absences para executar pelo menos 1 vez ao dia.

1 curtida

Olá @edersoares ! Eu já tinha dado uma olhada na lista rake e vi esse comando aí e tentei executá-lo, mas sem sucesso. Como ainda estou utilizando a branch 1.4 aparece um erro relacionado a versão do Redis.

Pipelining commands on a Redis instance is deprecated and will be removed in Redis 5.0.0.

redis.multi do
redis.get(“key”)
end

should be replaced by

redis.multi do |pipeline|
pipeline.get(“key”)
end

(called from /var/www/idiario/vendor/bundle/ruby/2.4.0/gems/sidekiq-5.2.5/lib/sidekiq/client.rb:184:in `block in raw_push’}

Olá! Quero agradecer ao @mateus e @edersoares pois, graças as orientações deles, consegui fazer funcionar o acompanhamento de infrequência.
O que fiz foi desativar a notificação de faltas nas configurações gerais e salvei. Em seguida ativei novamente, ajustei as quantidades de dias e salvei novamente.
Após o lançamento de algumas faltas, aguardar o processamento no Sidekiq e a execução do comando as notificações apareceram tanto no sininho como também no acompanhamento.
Não consegui atualizar o tópico pra colocar como resolvido.

2 curtidas