Acompanhamento Pedagógico

Bom dia.

Alguém pode me orientar com relação a forma de funcionamento do Módulo Acompanhamento pedagógico? Estou com algumas dúvidas tais como:

1 - Como é feita a atualização deste módulo?
2 - Como é feito o cálculo de dias letivos?
3 - Como é feito o cálculo de porcentagem com relação as frequências?
4 - Como é feito o cálculo de porcentagem com relação aos conteúdos?

Em muitas das vezes fica apresentando dias letivos acima ou abaixo de 200 e não entendo o motivo.

Olá @Charlysmachado ! Analisando algumas questões de seu post também tenho minhas dúvidas e com minha pouca experiência talvez ajude você e outros membros da comunidade.

Q 1 e 2 - Se a questão estiver no sentido de como aumentar ou diminuir os dias letivos diretamente no sistema, também não sei. Eu apenas verifiquei que de acordo com as datas de início e término do ano letivo informada no i-educar sincronizado com o i-diário são contados os dias úteis chegando ao valor exibido no gráfico “aproximadamente”. Coloquei entre aspas porque não sei se a conta tá certa, pois a exemplo deste ano 2021 informei o início em 15/03, recesso de 2 semanas em julho e término em 17/12 e no gráfico aparece 185 dias letivos. O problema é que incluí alguns sábados letivos e alguns feriados locais no calendário do i-diário e não alterou nada no gráfico. (Lembrando que tenho um job no cron executando a cada hora o comando: bundle exec rake refresh_pedagogical_tracking_views para atualizar o dados do módulo).

Q 3 e 4 - Os dias enviados pelos professores dividido pelos dias letivos visualizados no gráfico vezes 100.

Espero ter ajudado de algum modo.

1 curtida

Opa @gilcimartec Obrigado pelo seu retorno. Eu vou estar testando essa questão do calendário no I-Educar para verificar o retorno que tenho. Qualquer resultado que eu tiver estarei postando aqui.

@gilcimartec Eu realizei testes fazendo todo o lançamento de um calendário letivo e mesmo assim não deu certo, infelizmente. Então não sei o que pode ser.

No seu ambiente tem a rotina de atualização mencionada ? " refresh_pedagogical_tracking_views"

Acho que o problema é relacionado com o mencionado nessa issue: Percentual de preenchimento de frequência e conteúdo no acompanhamento pedagógico está passando de 100% · Issue #81 · portabilis/i-diario · GitHub

Tenho uma suspeita aqui na minha instância de que essa contagem errada de dias letivos foi porque não contabilizou os sábados letivos que cadastrei. Aparentemente só está contando os dias letivos de segunda a sexta-feira.

Sim, sempre que atualiza é exibida a data da última atualização.

Neste caso eu acredito que seja justamente por conta dos dias letivos. O Acompanhamento pedagógico pode estar trazendo menos dias letivos do que os professores lançaram, e ai no caso ultrapassa essa porcentagem.

Olá a todos! Recentemente precisei fazer um ajuste na data final do 4º bimestre, ou seja, acrescentei mais 4 dias no final do ano letivo de cada escola cadastrada lá no i-educar (módulo escola :arrow_right: editar :arrow_right: editar ano letivo). Como eu já tinha acrescentado os feriados locais e sábados letivos no calendário do i-diário anteriormente, ao sincronizar as novas datas de término do ano letivo o acompanhamento pedagógico deu um salto de 185 dias para 208 dias letivos, o que me leva a crer que o módulo acompanhamento pedagógico do i-diário refez os cálculos tomando por base os feriados e sábados letivos cadastrados no próprio i-diário.

Eu ja tentei realizar esses testes também. Eu to achando que esse negócio tá é bugado mesmo. O problema que ninguém da Portabilis da um parecer aqui para explicar o funcionamento para nós. Vários tópicos sobre este módulo e outros já foram abertos aqui mas não temos retorno.

Na minha visão e contagem de dias letivos o módulo funcionou. Antes de cadastrar os feriados locais e sábados letivos, o sistema contabilizou os dias úteis, dentre as datas informadas para cada etapa, subtraindo os feriados nacionais já cadastrados no módulo Calendário letivo do i-diário. Ao modificar a data final do ano no i-educar já com as modificações feitas no i-diário e sincronizando novamente o sistema recalculou chegando a nova contagem que, pra mim, deu certo.