Avaliações Numéricas

Boa tarde. Alguém pode me auxiliar quanto aos processos das Avaliações Numéricas do I-Diário, localizada em Configurações > Avaliações Númericas? No manual do I-Diário não encontrei nada sobre e parece que existem vários procedimentos quanto a esta funcionalidade. Se souberem de algum manual para administradores que possam me indicar eu também agradeço, pois o manual que existe é destinado apenas para usuários a nível de professores.

Oi, @Charlysmachado! Boa tarde :wink:

Ainda não temos nenhum tipo de manual para administradores, porém, irei lhe explicar o funcionamento do recurso logo abaixo.

O menu avaliações numéricas dentro das configurações é responsável por definir a regra das avaliações numéricas que serão utilizadas no sistema no ano vigente.

A configuração pode ser:

  • Geral - configura a regra do ano todo, independente de etapa, escola ou série;
  • Geral por escola - similar a geral, por ser uma regra anual, porém obriga a seleção das escolas que irão utilizar a mesma e permite definir as séries específicas;
  • Período escolar - permite definir a regra por etapa (ex.: regras diferentes entre 1º, 2º e 3º trimestres) para todas as escolas ou séries.

Importante

Somente pode ser criado um tipo de regra geral no mesmo ano, e um tipo de regra por período escolar para etapas diferentes no mesmo ano, enquanto que no caso do tipo geral por escola, podem ser criados diversos registros, desde que para escolas ou séries diferentes. O sistema de avaliações irá conferir antes se existe uma regra por série/escola, para depois validar possibilidade de regra geral ou por período.

Tipo de cálcuclo da média por ser somatória, aritmética ou somatória + aritmética.

  • Somatória - permite que o professor cadastre apenas as avaliações aqui definidas até o limite da nota máxima, sendo que a média do aluno será a soma destas. (ex.: Peso 10, e duas avaliações, uma de peso 6 e outra de peso 4). Ainda nessa opção, é possível desmembrar as notas das avaliações pré-definidas. Caso a opção Permitir desmembrar seja selecionada, o professor poderá cadastrar para cada avaliação fixada, uma ou mais avaliações limitadas ao peso configurado.

  • Aritmética - permite que o professor cadastre avaliações livremente, e média do aluno será a soma de todas notas dividido pela quantidade de avaliações cadastradas (ex.: avaliação 1 nota 6.5, avaliação 2 nota 8, avaliação 3 nota 7 - 6,5+8+7 = 21,5/3 (quantidade de avaliações) = 7,1).

  • Somatória e aritmética - permite que o professor lance quantas avaliações quiser, definindo se peso. A média do aluno será a soma das notas / (soma de pesos / Nota máxima).

Ex.: Duas provas com pesos = 6 e 8; três trabalhos com pesos 2; sendo que o aluno tirou respectivamente:

  • Prova 1 = 4,5
  • Prova 2 = 8
  • Trabalho 1 = 1,5
  • Trabalho 2 = 2
  • Trabalho 3 = 1

Soma de todas as notas será = 17 (4,5 + 8 + 1,5 + 2 + 1)
Soma de todos os pesos será = 20 (6 + 8 + 2 + 2 + 2)
Nota máxima definida em avaliações numéricas como 10 (soma das notas / (soma de pesos / nota máxima)) = nota(17/(20/10))(17/2) = 8,5 (média do aluno na etapa).

Espero ter ajudado! :handshake:🏼

4 curtidas

Bom dia @Fernando tudo bem?

Muito obrigado por essa explicação muito bem detalhada, ajudou demais. Abraço meu caro!

2 curtidas

Obrigado pela explicação @Fernando @Charlysmachado !

Eu estou tentanto utilizar a opçao Por período escolar mas não está carregando todas as etapas do ano letivo.

Aqui, algumas escolas trabalham com Etapa Semestre (1 e 2) e outras Bimestre (1, 2, 3 e 4). Mas o i-diario só está carregando as etapas do tipo semestre nessa funcionalidade.

As avaliações que quero definir funcionam somente nos bimestres. Sabem como posso resolver isso?

Onde encontro esse manual de usários professores, que você citou aqui?