[resolvido] i-Diario - instalação em modo de produção

Qualquer máquina diferente da local não consegue acessar ao sistema, mesmo utilizando o nginx. No ieducar o acesso é liberado configurando o ieducar.ini

1 curtida

Resolvi o problema. Todos os comandos devem ser executados no shell. Seguem os passos:

#adicionar um banco de dados no final do arquivo: config/database.yml:

production:
  <<: *default
  database: educacao

#altera as linhas do arquivo /config/enviroments/production.rb

config.serve_static_files = true
config.assets.compile = true

#executa os comandos:

export RAILS_ENV=production
bundle
bundle install --deployment --without development test

#configurar o arquivo config/secrets.yml , para gerar a senha, usa o comando:

bundle exec rake secret

production:
  secret_key_base: < senha gerada>

#executa os comandos:

bundle exec rake db:create
bundle exec rake db:migrate
bundle exec rake assets:precompile 
bundle exec rake entity:setup NAME=prefeitura DOMAIN=<ip público ou domínio> DATABASE=prefeitura_diario

bundle exec rails console

Entity.last.using_connection {
  User.create!(
    email: 'admin@domain.com.br',
    password: '123456789',
    password_confirmation: '123456789',
    status: 'actived',
    kind: 'employee',
    admin:  true
  )
}

adicionar ao arquivo de configuração do nginx (caso já tenha as informações do ieducar): /etc/nginx/sites-enabled/<arquivo de configuração>

server {
   listen       8080;
   listen [::]:8080;	
   server_name  _;
   root < caminho do idiario>/public;
   passenger_enabled on;
   passenger_app_root < caminho do idiario>;
   passenger_enabled on;
   passenger_app_env production;

#serve static assets
   location ~ ^/assets/ {
     expires 1y;
     root < caminho do idiario>/public;
     add_header Cache-Control public;
     add_header ETag "";
     break;
   }
}

exit

reinicia o nginx

3 curtidas

robson meu colega, esse tutorial e pra instalacao do i-Diario? porque que entrei nessa parte e pensei que a parte do diario ja vinha na mesma instalacao do i-Educar. Pelo visto nao e nem kkkkkkkkkkkkkkkk…

É outra aventura. Boa sorte.

1 curtida

olá @robson, estou iniciando o uso do sistema i-educar, estou com duvidas em relação ao banco de dados, pode ser usado o mesmo banco e configuração do sistema principal?? por exemplo, ja criei o bando do i-educar, com esses comandos outro banco é criado?

O Sistema de gerenciamento de banco de dados é o mesmo do i-Educar: Postgre. Os banco de dados são outros que o sistema i-Diario gera se informado os comandos corretos.

@robson estou penando para instalar o i-diario, cheguei parou no comando ‘bundle exec rake db:migrate’ que me retornou essa mensagem:

rake aborted!
NameError: uninitialized constant Bullet
/var/www/html/i-diario/config/environments/development.rb:45:in block (2 levels) in <top (required)>' /var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/activesupport-4.2.11.1/lib/active_support/lazy_load_hooks.rb:36:inexecute_hook’
/var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/activesupport-4.2.11.1/lib/active_support/lazy_load_hooks.rb:45:in block in run_load_hooks' /var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/activesupport-4.2.11.1/lib/active_support/lazy_load_hooks.rb:44:ineach’
/var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/activesupport-4.2.11.1/lib/active_support/lazy_load_hooks.rb:44:in run_load_hooks' /var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/railties-4.2.11.1/lib/rails/application/finisher.rb:62:inblock in module:Finisher
/var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/railties-4.2.11.1/lib/rails/initializable.rb:30:in instance_exec' /var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/railties-4.2.11.1/lib/rails/initializable.rb:30:inrun’
/var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/railties-4.2.11.1/lib/rails/initializable.rb:55:in block in run_initializers' /var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/railties-4.2.11.1/lib/rails/initializable.rb:54:inrun_initializers’
/var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/railties-4.2.11.1/lib/rails/application.rb:352:in initialize!' /var/www/html/i-diario/config/environment.rb:5:in<top (required)>’
/var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/railties-4.2.11.1/lib/rails/application.rb:328:in require_environment!' /var/www/html/i-diario/vendor/bundle/ruby/2.3.0/gems/railties-4.2.11.1/lib/rails/application.rb:457:inblock in run_tasks_blocks’
Tasks: TOP => db:migrate => db:migrate_dbs => environment
(See full trace by running task with --trace)

amigos, reiniciei o servidor, refiz os passos e a instalação seguiu normalmente, agora como posso saber se o servico subiu? pelo que entendi na configuração do NGINX deveria estar rodando na porta 8080 é isso msm?

amigos, realmente é uma nova aventura essa instalação, na hora de subir o servico do nginx está dando erro ‘passenger_enabled on;

nginx: [emerg] unknown directive “passenger_enabled” in

É porque você precisa reinstalar o nginx com suporte ao passenger. No site do passenger tem um tutorial.

Tentem instalar sem executar essas ações, parece que fica mais rápido

ufa!! consegui rodar o sistema i-diario obrigado pela ajuda @robson, agora não sei se consegui criar o usuario, tentei o acesso mas aparentemente deu erro, então vou refazer o item de criação do usuario no console do ruby.

Por nada ___________

robson Ainda nao consegui fazer a instalacao do i-diario. Tem que instalar no mesmo ambiente, ou seja, mesma pasta que o i-educar no VPS???

Na atual vesao so i-edicar nao tem mais esse arquivo .INI, como faz entao agora???

Oi @marcioro, instala em uma pasta no mesmo nível do i-Educar, por exemplo: /var/www/ieducar e /var/www/idiario . Senão conseguir, faço negócios

vou tentar aqui fazer essa instalacao meu colega, qualquer coisa vou pedi sua ajudar aqui ou de outro colega que possa fazer. Ok.

amigo quer dizer que com esses passos vc conseguiu instalar o i-diario num VPS???
robson

sim: diarioflores.hopto.org

Esse e o seu i-diario funcionando??? Muito bom… parabens… me ajuda agora… kkkkkkkkkkkkkkk

1 curtida