Video de instalação do i-diario

Instalação do i-diario em Ubuntu 18.04 LTS

Obs:
1- Dependendo do seu sistema, alguns passos você não vai precisar fazer (Ex: na instalação do rvm)
2- As modificações no Gemfile não serão necessárias nos próximos releases.
3- Ressaltar que no vídeo foi necessário alterar a senha do usuário postgres para faze-lo coincidir com as credenciais em database.yml
4- Foram omitidas configurações para simplificar o tutorial, mas que são necessárias para o completo funcionamento (Ex: aws.yml, opções de email no secrets.yml)

7 curtidas

Pergunta? Vc fez a instalacao do i-Diaro no mesmo ambeinte do i-Educar? ou em ambientes diferentes? Exemplo: Mesma VPS ou em duas VPS?

Funciona das duas formas, dependendo da demanda você pode configurar tudo em uma máquina só sem problemas.

1 curtida

Sei… qual maneira seria a melhor? no caso de bug???

Indiferente, as 2 formas devem funcionar sem problemas, vai depender da sua preferência, recursos e etc.

Alguem sabe me dizer pq nao ta aceitando o comando pra instalar o ruby 2.3.7

Nao ta funcioando nem
rvm install ruby-2.3.7
apt install ruby-2.3.7
gem install ruby-2.3.7

Parece que falta o comando sudo na frente. Por exemplo sudo apt install ruby-2.3.7 por exemplo.

Sudo a grosso modo é como executar como Administrador do Windows. Então você precisa desse elevação de permissão para fazer a instalação.

1 curtida

Sim tambem executei esse. Vou comecar uma nova instalacao do zero agora. i-Diario em VPS diferente do i-Educar.

Bom dia, podem me ajudar… to seguindo o video, parei em 16 minutos do video com esse comando bundle exec rake db:create teve uma saida diferente pra mim do video. Quero saber se e um erro ou nao. Vejam ai por favor.

No video quando e executado esse comando bundle exec rake db:create nao tem saida. Ja pra mim tem essa saida acima

abri o database.yml ta totalmente em branco

O caminho do arquivo é < pasta do idiario >/config/database.yml . Acho que os campos username e password estão incorretos

1 curtida

Acabei de instalar o i-diario seguindo o vídeo e deu certo. Acho que você terá que mudar o password do usuário postgres, conforme está no vídeo. O novo password terá que ser “postgres” sem aspas.

1 curtida

Depois q postei esses print avancei muito hj de manha. Agora to aqui no erro. Algume pode me ajudar… Vejam ai

Qual e o comando pra sai dessa tela salvando. Porque no video nao mostra. Uso o nano e quando e pra sai de um arquivo salvando passo e CTRL X, depois comfirma Y
Aqui nessa caso nao funciona.

Ja resolvi aqui pessoal… ok… seguir proximo passo… valeu

@marcioro para sair do rails console (não é editor de texto tipo nano) basta com pressionar CTRL + D.
Sobre o erro ele ja está informando que tem um usuário criado com esse email no banco, pode testar usar ele ou se quiser pode ir no banco excluir ele na tabela users e tentar criar de novo.

Ja tinha resolvido mano… agora outro problema. instalei no VPS…

mais com esse endereco nao deu certo pra acessar… onde posso mudar essa configuracao e colcoar meu dominio e IP


Minha tela final da instalacao


Olhai quando tento acessar via meu dominio

Acredito que a melhor forma será você instalar o nginx para servir com proxy.

1 curtida

ata entao tem q fazer como no ieducar e configurar assim
BAIXAR I-EDUCAR

https://github.com/portabilis/i-educar/releases

chmod -R 755 /var/www/html/

rm /etc/nginx/sites-available/default

nano /etc/nginx/sites-available/default

Copiar o arquivo abaixo no default	

server {

index index.php index.html index.htm;
server_name cdaempresas.com www.cdaempresas.com;
error_log  /var/log/nginx/error.log;
access_log /var/log/nginx/access.log;
root /var/www/html/ieducar/public;

location ~ ^/intranet/?$ {
    rewrite ^.*$ /intranet/index.php redirect;
}

location ~ /module/(.*)/(styles|scripts|imagens)/(.*) {
    rewrite ^/module/(.*)/(imagens|scripts|styles)/(.*)$ /intranet/$2/$3 break;
}

location ~ /module/(.*)/(.*) {
    rewrite ^/module/(.*/)(.*intranet/.*)$ /$2 redirect;
    rewrite ^/module/(.*/)(.*index\.php)$ /$2 redirect;
    rewrite ^/module/(.*/)(.*logof\.php)$ /intranet/logof.php redirect;
    rewrite ^/module/(.*/)(.*meusdados\.php)$ /intranet/meusdados.php redirect;
    rewrite ^/module/(.*/)(.*_xml.*)(\.php)$ /intranet/$2.php redirect;
    rewrite ^/module/(.*/)(.*erro_banco\.php)$ /intranet/erro_banco.php redirect;
    rewrite ^/module/(.*/)(.*educar_pesquisa_cliente_lst\.php)$ /intranet/educar_pesquisa_cliente_lst.php redirect;
    rewrite ^/module/(.*/)(.*educar_pesquisa_obra_lst\.php)$ /intranet/educar_pesquisa_obra_lst.php redirect;
    rewrite ^/module/(.*)$ /module/index.php last;
}

location ~ ^(/intranet.*\.php|/modules.*\.php|/module/) {
    try_files /index.php =404;
    fastcgi_split_path_info ^(.+\.php)(/.+)$;
    fastcgi_pass unix:/var/run/php/php7.2-fpm.sock;
    fastcgi_index index.php;
    include fastcgi_params;
    fastcgi_param SCRIPT_FILENAME $document_root$fastcgi_script_name;
    fastcgi_param PATH_INFO $fastcgi_path_info;
}

location ~ \.php {
    try_files $uri =404;
    fastcgi_split_path_info ^(.+\.php)(/.+)$;
    fastcgi_pass unix:/var/run/php/php7.2-fpm.sock;
    fastcgi_index index.php;
    include fastcgi_params;
    fastcgi_param SCRIPT_FILENAME $document_root$fastcgi_script_name;
    fastcgi_param PATH_INFO $fastcgi_path_info;
}

location / {
    try_files $uri $uri/ /index.php?$query_string;
}

}

Algumas ações você está fazendo no ambiente de desenvolvimento, mas deve ser no ambiente de produção, esse foi o erro do console.

Para mudar o ip da aplicação, é no primeiro registro da tabela ‘entities’, na coluna ‘config’ do banco de dados de produção.

1 curtida