[RESOLVIDO] Dúvida - Sistema I-educar . org / I-educar.com.br (Qual a diferença?)

Gente, como eu ainda estou aprendendo a mexer no I-educar, a nossa escolar ainda não está 100% familiarizada com o sistema, estamos com dúvida do porque tem dois sistema I-educar (o .org e o .com.br)?

O que não é um só para todo o país…?

Olá @SantaLuzia, tudo bem?

O i-Educar que fica abaixo do domínio .org que significa atividades de ONGs sem fins lucrativos é o software aberto e gratuito para todos que se interessar obter e usar, basta ter conhecimento técnico para implantar, hospedar e realizar o suporte/manutenções.

Já o i-Educar que fica abaixo do domínio .com.br, tem a mesma base do i-Educar de código aberto, no entanto, este é oferecido pela empresa Portabilis, que já te oferece um software implantado, com hospedagem e suporte/manutenções, por isso esse fica sob domínio comercial. Além disso, o i-Educar comercializado pela Portabilis contém funcionalidades a mais que o i-Educar de código aberto.

Em outras palavras, temos:

i-Educar - Community Edition (Software de código aberto)

i-Educar - Portabilis Enterprise Edition (Software de código fechado que utiliza o software de código aberto como base)

Um breve história:

O i-Educar já existia a muito tempo e foi disponibilizado gratuitamente no portal do software público brasileiro e com o passar dos anos, foi ficando sem manutenções, logo, desatualizado. A Portabilis, com o intuito comercial e social, começou a evoluir o código antes desatualizado, e continuou fornecendo o mesmo sob a mesma licença de distribuição, ou seja, continuou mantendo o código aberto, no entanto, acredito eu que para ter um diferencial no mercado, desenvolveu algumas funcionalidades, relatórios e plugins extras para conseguir ter uma vantagem no mercado. (Tudo isso normal e dentro da legalidade, outras empresas fazem o mesmo, como por exemplo a RedHat, maior empresa de código aberto do mundo)

O diferencial se fez necessário, pensa bem, temos um código aberto e livre para todos, qualquer empresa concorrente poderia pegar o software que a Portabilis melhorou ao longo dos anos e vender no mesmo preço que a Portabilis, logo, ela sairia perdendo pois empregou e emprega mão de obra para manter o software e distribuir gratuitamente.
Além disso, diferente de muitas outaras empresas que existem usando o mesmo software, ela continua liberando novas funcionalidades e correções de bugs, coisas que as demais não fazem, ou seja, muitas das vezes adaptam o código, corrigem algum bug e criam novas funcionalidades e não devolvem isso para a base do i-Educar Community Edition.

6 curtidas

Estamos bem, obrigada por perguntar.

Nossa, como é bom saber disso.

Agora, entendi, muito obrigada mesmo, pela sua explicação.