Olá Comunidade, estou precisando entender melhor como configurar etapas do ano letivo para o seguinte cenário.
Supondo que um município trabalhe com dois (02) períodos letivos, ou seja, divisão de Semestre, porém dentro de cada semestre existe quatro (04) avaliações quantitativas, como devo configurar o ano letivo ?
Abaixo tenho a seguinte configuração de tipos de etapas:
Ah, e para acrescentar, essa última imagem mostra SB Soma Bimestral, NS Nota Semestral, TS Total Semestre, pois não é utilizado média e sim uma espécie de soma de notas somente.
Bom dia amigo. Já que a escola trabalha com 2 períodos letivos, no caso vc tem que definir a etapa semestral. A questão da avaliação é definida nas Regras de Avaliação. Já a quantidade de avaliações são definidas no i-diário. No ieducar você só consegue fazer lançamento de totais da etapa
Ao configurar etapa chamada de Semestral e definir a quantidade de etapas em 02, na minha configuração de ano letivo terá dois registros no qual o i-Educar armazenará somente a nota TS Total Semestre é isso?
Fico meio sem intender como ele gera o histórico escolar com cada nota das avaliações, ou o histórico só precisa conter a nota do Semestre ?
O histórico só apresenta notas totais. Somente os diários é que apresentam todas avaliações. Isso por meio de um boletim do professor ou relatório de avaliações.
Acredito que seja dessa forma mesmo que o @kesllan falou.
O I-diário salva notas de provas e envia a nota consolidada da etapa (bimestre, trimestre, semestre…) para o i-educar.
Sobre essa questão de uma escola ter dois tipos de etapas, como se fosse necessário criar dois anos letivos diferentes, só é possível criar um ano letivo por escola.
No meu caso aqui eu configurei da seguinte forma, para suportar o ensino fundamental regular (4 bimestres por ano) e a educação infantil (2 semestres por ano) em uma mesma escola:
A escola é configurada com o ano letivo de 4 bimestres. (Isso quer dizer que 4 bimestres é o padrão do ano escolar)
Ao criar série do curso que utiliza semestre , desmarque a opção Padrão Ano Escolar
Na tela de criação de turma escolha o tipo de etapa utilizada no campo Etapas da turma e defina as datas de início e fim de cada semestre, no fim da página.
Assim, os professores do ensino fundamental trabalham com bimestre e os da educação infantil com semestre. Da mesma forma pode ser configurada para o EJA.
Obs: a opção 3 só estará visível em turmas de séries que não seguem o padrão ano escolar.
Poderia colocar o print da sua tela contendo a configuração de tipos de etapas com esses 4 bimestres definidos. E também um print de como ficou no ano letivo? Se possível.
Igual aos prints que coloquei no post.
Além disso @williams, nesse caso que tem 4 bimestre, onde a recuperação só ocorre no final do semestre caso o aluno não tenha atingido a nota, como é configurado a avaliação, pois vi que tem avaliação por etapa e não uma recuperação semestral para substituir as notas do 1° e 2° bimestre.
No meu caso, eu utilizo uma recuperação paralela a cada bimestre, então só selecionei a opção: Usar uma recuperação paralela por etapa na regra de avaliação
No seu caso, você deseja uma recuperação a cada dois bimestres, você pode fazer o seguinte na configuração da regra de avaliação:
No campo Permitir recuperação paralela, selecione a opçao Usar uma recuperação paralela por etapas específicas e informe as etapas desejadas em seguida
OBS.: Eu nunca utilizei a etapa 6, mas vi que pode ser relacionado com o que você deseja. Se alguém que já utilizou puder confirmar se realmente funciona, será muito útil.
Caro @williams, muito detalhada e explicada sua resposta, sanou minhas dúvidas com clareza!
Muito obrigado e parabéns pelo apoio à comunidade.
@tiago.camargo e @edersoares, uma resposta detalhada dessa merece ser levada para o manual de usuário, o que acham ?
@williams, é do seu interesse se ainda não souber, elaborar documentação uso do i-Educar, que se for, posso dedicar um tempo meu para te explicar como fazer isso e subir para o repositório i-educar-website, lógico, se tiver tempo disponível.
Oi @moliveirasoares , tive esse problema quando fomos gerar as fichas individuais dos alunos. A solução encontrada foi gerar esse ficha a partir de uma aplicação externa (API). Essa aplicação coletava os dados dos dois bancos (idiario e ieducar) já que as notas detalhadas estavam no idiario.
Interessante saber disse @robson, isso me parece ser algo essencial para o i-Educar.
Acredito que se for do seu interesse e em conjunto com a Portabilis, podemos iniciar uma atividade em conjunta, Comunidade e Portabilis.
Poderíamos pedir a Portabilis que no envio de “Notas”, funcionalidade já existente, além de enviar o consolidado para o i-Educar como já faz, fazer o envio de cada nota para o i-Educar em uma tabela separada e você entrar com essa ficha no qual já elaborou buscando os dados da base do i-Educar.
Se for do seu interesse, manifeste aqui nesse post, que veremos como manifestar isso em uma issue no i-Diário e i-Educar.
É do meu interesse sim @moliveirasoares , mas suponho que seja muito mais dos usuários do iEducar.
Outra lacuna que eu considero, é que o idiario não tem horário e o ieducar sim. Se o idiario também tivesses esse horário, o preenchimento das frequências seria bem mais prático.
Olá @robson, então podemos nos programar para uma live técnica de 60 minutos no máximo para expor e explicar como subir novos documentos para para a sessão de documentação oficial do i-Educar.
Me informa quando você pode estar dedicando esse tempo que alinho e podemos ver a disponibilidade do @edersoares para nos acompanhar nessa live técnica pois ele é responsável atualmente pela aprovação do PR e publicação da documentação.