[RESOLVIDO] - Como configurar etapas de ano letivo e tipos de etapas

Olá Comunidade, estou precisando entender melhor como configurar etapas do ano letivo para o seguinte cenário.

Supondo que um município trabalhe com dois (02) períodos letivos, ou seja, divisão de Semestre, porém dentro de cada semestre existe quatro (04) avaliações quantitativas, como devo configurar o ano letivo ?

Abaixo tenho a seguinte configuração de tipos de etapas:

No cadastro do ano letivo da escola, preciso ter quantos registros? Um para cada avaliação ?

Ano letivo utilizando a configuração de etapa Semestral, contendo 02 entradas

Ano letivo utilizando a configuração de etapa Bimestral, contendo 04 entradas.

Fico pensando se o cadastro de etapas Bimestral deve conter 08 etapas para apresentar no cadastro do ano letivo as 08 avaliações.

Estou querendo repassar para o sistema a seguinte ficha de rendimento.

Ah, e para acrescentar, essa última imagem mostra SB Soma Bimestral, NS Nota Semestral, TS Total Semestre, pois não é utilizado média e sim uma espécie de soma de notas somente.

Bom dia amigo. Já que a escola trabalha com 2 períodos letivos, no caso vc tem que definir a etapa semestral. A questão da avaliação é definida nas Regras de Avaliação. Já a quantidade de avaliações são definidas no i-diário. No ieducar você só consegue fazer lançamento de totais da etapa

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Olá @kesllan, obrigado pelo retorno.

Então se entendi bem, é o seguinte:

Ao configurar etapa chamada de Semestral e definir a quantidade de etapas em 02, na minha configuração de ano letivo terá dois registros no qual o i-Educar armazenará somente a nota TS Total Semestre é isso?

Fico meio sem intender como ele gera o histórico escolar com cada nota das avaliações, ou o histórico só precisa conter a nota do Semestre ?

O histórico só apresenta notas totais. Somente os diários é que apresentam todas avaliações. Isso por meio de um boletim do professor ou relatório de avaliações.

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Compreendi @kesllan, obrigado pelo retorno!

Olá @moliveirasoares!

Acredito que seja dessa forma mesmo que o @kesllan falou.

O I-diário salva notas de provas e envia a nota consolidada da etapa (bimestre, trimestre, semestre…) para o i-educar.

Sobre essa questão de uma escola ter dois tipos de etapas, como se fosse necessário criar dois anos letivos diferentes, só é possível criar um ano letivo por escola.

No meu caso aqui eu configurei da seguinte forma, para suportar o ensino fundamental regular (4 bimestres por ano) e a educação infantil (2 semestres por ano) em uma mesma escola:

  1. A escola é configurada com o ano letivo de 4 bimestres. (Isso quer dizer que 4 bimestres é o padrão do ano escolar)
  2. Ao criar série do curso que utiliza semestre , desmarque a opção Padrão Ano Escolar
  3. Na tela de criação de turma escolha o tipo de etapa utilizada no campo Etapas da turma e defina as datas de início e fim de cada semestre, no fim da página.

Assim, os professores do ensino fundamental trabalham com bimestre e os da educação infantil com semestre. Da mesma forma pode ser configurada para o EJA.

Obs: a opção 3 só estará visível em turmas de séries que não seguem o padrão ano escolar.

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@williams, obrigado pelo retorno.

Poderia colocar o print da sua tela contendo a configuração de tipos de etapas com esses 4 bimestres definidos. E também um print de como ficou no ano letivo? Se possível.

Igual aos prints que coloquei no post.

Além disso @williams, nesse caso que tem 4 bimestre, onde a recuperação só ocorre no final do semestre caso o aluno não tenha atingido a nota, como é configurado a avaliação, pois vi que tem avaliação por etapa e não uma recuperação semestral para substituir as notas do 1° e 2° bimestre.

@moliveirasoares

Os prints são de uma escola que possui Ensino Fundamental (Etapas: bimestres) e Educação Infantil (Etapas: semestres).

  1. Ano Letivo

  2. Curso Ensino Fundamental (segue o padrão ano escolar, ou seja, mesmas etapas definidas no ano letivo da escola )
    Captura de tela de 2022-03-29 10-34-14

  3. Curso Educação Infantil (não segue o padrão ano escolar, ou seja, não vai utilizar as etapas definidas no ano letivo da escola)
    Captura de tela de 2022-03-29 10-25-44

  4. Cadastro de turma da Educação Infantil

  5. No meu caso, eu utilizo uma recuperação paralela a cada bimestre, então só selecionei a opção: Usar uma recuperação paralela por etapa na regra de avaliação

  6. No seu caso, você deseja uma recuperação a cada dois bimestres, você pode fazer o seguinte na configuração da regra de avaliação:
    No campo Permitir recuperação paralela, selecione a opçao Usar uma recuperação paralela por etapas específicas e informe as etapas desejadas em seguida

OBS.: Eu nunca utilizei a etapa 6, mas vi que pode ser relacionado com o que você deseja. Se alguém que já utilizou puder confirmar se realmente funciona, será muito útil.

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Caro @williams, muito detalhada e explicada sua resposta, sanou minhas dúvidas com clareza!
Muito obrigado e parabéns pelo apoio à comunidade.

@tiago.camargo e @edersoares, uma resposta detalhada dessa merece ser levada para o manual de usuário, o que acham ?

@williams, é do seu interesse se ainda não souber, elaborar documentação uso do i-Educar, que se for, posso dedicar um tempo meu para te explicar como fazer isso e subir para o repositório i-educar-website, lógico, se tiver tempo disponível.

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Com certeza @moliveirasoares. Parabéns @williams :clap:

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Oi @moliveirasoares , tive esse problema quando fomos gerar as fichas individuais dos alunos. A solução encontrada foi gerar esse ficha a partir de uma aplicação externa (API). Essa aplicação coletava os dados dos dois bancos (idiario e ieducar) já que as notas detalhadas estavam no idiario.

Interessante saber disse @robson, isso me parece ser algo essencial para o i-Educar.

Acredito que se for do seu interesse e em conjunto com a Portabilis, podemos iniciar uma atividade em conjunta, Comunidade e Portabilis.

Poderíamos pedir a Portabilis que no envio de “Notas”, funcionalidade já existente, além de enviar o consolidado para o i-Educar como já faz, fazer o envio de cada nota para o i-Educar em uma tabela separada e você entrar com essa ficha no qual já elaborou buscando os dados da base do i-Educar.

Se for do seu interesse, manifeste aqui nesse post, que veremos como manifestar isso em uma issue no i-Diário e i-Educar.

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É do meu interesse sim @moliveirasoares , mas suponho que seja muito mais dos usuários do iEducar.

Outra lacuna que eu considero, é que o idiario não tem horário e o ieducar sim. Se o idiario também tivesses esse horário, o preenchimento das frequências seria bem mais prático.

Concordo rapaz! Aqui estamos com problemas pra registrar aulas de reposição que são ministradas no mesmo dia,porem em outro turno.

Olá @robson, então podemos nos programar para uma live técnica de 60 minutos no máximo para expor e explicar como subir novos documentos para para a sessão de documentação oficial do i-Educar.

Me informa quando você pode estar dedicando esse tempo que alinho e podemos ver a disponibilidade do @edersoares para nos acompanhar nessa live técnica pois ele é responsável atualmente pela aprovação do PR e publicação da documentação.

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Oi @moliveirasoares , terei disponibilidade a partir da segunda quinzena de maio. Podem contar comigo.

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Obrigado pelo retorno @robson, então manteremos contato em breve.

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