Estou com um dúvida a respeito do procedimento de professores substitutos. Quando um professor regente é afastado da turma por motivos de férias, atestados e outros tipos de licenças, como é o procedimento para incluir um professor substituto na turma dele? A dúvida é para o Ieducar e para o Idiario.
Conversei com equipe e me passaram esse processo, mas seria interessante validar se realmente irá funcionar.
No i-Educar:
1 - Registrar o “afastamento” do servidor [Afastar Servidor];
2 - Alocar o substituto (caso ainda não estiver na Escola) [Alocar Servidor];
3 - Vincular o substituto a turma do professor [Vincular professor a turmas];
No i-Diário:
1 - Pode-se alterar o status do cadastro de usuário do servidor afastado para “pendente” (isto para evitar que ele tenha acesso ao sistema, se for o caso);
2 - Criar e configurar um usuário para o professor substituto.
No retorno desta galera, aí que vem o problema kkk
No i-Educar:
1 - Retornar o servidor do afastamento;
2 - Remover o vínculo do professor substituto com a turma (caso não deva mais ser listada esta opção para ele);
No i-Diário:
1 - Voltar o status do professor para “Ativo”;
2 - Alterar o status do professor substituto para “Pendente”, caso seja necessário impedi-lo de acessar o sistema.
Pessoal, fiz o teste aqui, funciona bem, mas notei que o professor antigo já tinha preenchido o plano de ensino no i-diario e esse plano não aparece para o professor que assumiu a turma continuar, será que fiz algo errado?
Bom dia Neto. Acredito que se ele filtrar por “Outros” ele consegue acessar o plano de ensino criado pelo professor. Até por que, o plano de ensino é por série, então quando um professor cria o plano de ensino, os outros professores vinculados a turmas da mesma série/ano conseguem acessar esse planejamento.
@Neto e @Charlysmachado como o tópico está como resolvido, vocês não conseguiriam redigir um documento no formato docusaurus e submeter esse procedimento via PR no repositório ieducar-website?
Podemos fazer uma frente de trabalho caso queiram e eu explico como se faz isso para aumentarmos a documentação.
Eu faço dessa forma. Mas agora o pessoal da secretaria estão me pressionando sobre o registro de aulas de reposição, para os casos em que não tem substitutos. Segundo eles as reposições teriam que serem registradas na data e horário que foram realizadas, que não posso simplesmente lançar retroativo. E agora José?!!!
Estamos observando um problema no diário seguindo esse procedimento ao excluir o vínculo da turma.
Após excluir o vínculo do professor substituto, para o professor regente não sai no relatório os dados que o substituto lançou. Na verdade nem um perfil administrativo consegue visualizar.
Deveria ter uma maneira de não precisar excluir o vínculo. Deveria funcionar igual alocação em que a gente coloca a data de início e fim.
Ou então poderia ter uma forma de bloquear o acesso às turmas específicas para os servidores individualmente no i-diário.
*Essa prática de ficar excluindo o vínculo no ieducar não é boa. Além do mais que gera inconsistências no idiário.
Concordo com o @kesllan . Exclusão de registros não é uma boa prática, principalmente para o setor que trabalha diretamente com os servidores. Realizando a exclusão do vínculo como pode ser comprovado que este vínculo de fato existiu?
Acho que deveria ter uma forma no diário de vincular e desvincular o professora da turma. Algum tipo de permissão ou algo parecido. E no Ieducar colocar a data de inicio e fim (intervalo) que o professor trabalhou na turma.
Abri uma issue sobre esse problema, quem puder comenta lá pra reforçar. Ainda não tenho o conhecimento necessário pra resolver. Então espero que a comunidade ajude.