Olá,
Estou com um dúvida quanto a criação de um regra de avaliação considerando recuperação de etapas específicas para um curso.
O cenário é conforme a imagem abaixo:
Observe que tem 02 semestres, sendo divididos em 04 bimestres, 02 bimestres para o 1° Semestre e 02 bimestres para o 2° Semestre
O ano letivo da escola está configurado para trabalhar com 4 etapas (bimestres), foi definido assim, pois o boletim sairia com as notas do bimestres.
O aluno tem direito a 1 prova de recuperação por semestre, ou seja, a cada 02 bimestres se não atingir o somatório de 24 pontos, além de 1 prova de recuperação final valendo 10 pontos, esses pontos da recuperação final são somados em cima dos somatórios das etapas (bimestres) se também não atingir os 48 pontos e não tiver pontos menor que 38, totalizando 3 recuperações (R1, R2, R3). A recuperação de semestre caso o aluno tenha realizado, substitui a nota do semestre (NS) caso a nota obtida seja maior que o somatório da nota do semestre.
Atualmente tentei deixar a regra de avaliação da seguinte forma porém sem sucesso, pois quando acesso a funcionalidade de recuperação de etapas no i-Diário, ele está me devolvendo uma lista de alunos e dentre eles alunos aprovados no semestre.
Regra de avaliação:
Na regra eu coloquei a média 12 pois notei que o i-Diário está trazendo alunos aprovados cujo o somatório do semestre era 29, e como antes o valor na regra estava 24 pontos, notei que o i-Diário estava dividindo o 29/2 = 14,50, deixando assim o aluno de recuperação pois o valor da média na regra estava 24, por isso deixei como 12 pontos (Porém acho que isso está errado)
Segue evidências das minhas fórmulas:
Olhando o boletim do i-Educar para a disciplina de Ciência temos o seguinte:
Essa nota de 14 pontos para 1° Bimestre e 15 para o 2° Bimestre é composta pelas avaliações registradas no i-Diário, conforme abaixo:
Tecnicamente se eu for em recuperações de etapas com base na minha média de recuperação de 12 pontos, o aluno em questão não aparece na lista, porém acredito que a forma como ajustei esta errada. Se eu ajustar para 24 pontos, o aluno aparece na lista de recuperação com o valor de 14,5 na média atual
Qual seria a forma correta de se trabalhar com recuperações específicas a fim de atender a essa necessidade da image abaixo:
Acredito também que ao lançar a recuperação com a regra de recuperações específicas e deixando marcado o campo “Substituir menor nota” deveria replicar a média da nota da recuperação às etapas envolvidas, porém isso não está ocorrendo.
Como pode-se observar, faço o lançamento da REC1 que corresponde a 1° e 2° etapa
Porém o boletim escolar sai os valores que deveriam ser substituídos.
Agradeço pela ajuda!