Regra de avaliação para recuperações específicas

Olá,

Estou com um dúvida quanto a criação de um regra de avaliação considerando recuperação de etapas específicas para um curso.

O cenário é conforme a imagem abaixo:

Observe que tem 02 semestres, sendo divididos em 04 bimestres, 02 bimestres para o 1° Semestre e 02 bimestres para o 2° Semestre

O ano letivo da escola está configurado para trabalhar com 4 etapas (bimestres), foi definido assim, pois o boletim sairia com as notas do bimestres.

O aluno tem direito a 1 prova de recuperação por semestre, ou seja, a cada 02 bimestres se não atingir o somatório de 24 pontos, além de 1 prova de recuperação final valendo 10 pontos, esses pontos da recuperação final são somados em cima dos somatórios das etapas (bimestres) se também não atingir os 48 pontos e não tiver pontos menor que 38, totalizando 3 recuperações (R1, R2, R3). A recuperação de semestre caso o aluno tenha realizado, substitui a nota do semestre (NS) caso a nota obtida seja maior que o somatório da nota do semestre.

Atualmente tentei deixar a regra de avaliação da seguinte forma porém sem sucesso, pois quando acesso a funcionalidade de recuperação de etapas no i-Diário, ele está me devolvendo uma lista de alunos e dentre eles alunos aprovados no semestre.

Regra de avaliação:

Na regra eu coloquei a média 12 pois notei que o i-Diário está trazendo alunos aprovados cujo o somatório do semestre era 29, e como antes o valor na regra estava 24 pontos, notei que o i-Diário estava dividindo o 29/2 = 14,50, deixando assim o aluno de recuperação pois o valor da média na regra estava 24, por isso deixei como 12 pontos (Porém acho que isso está errado)

Segue evidências das minhas fórmulas:

Olhando o boletim do i-Educar para a disciplina de Ciência temos o seguinte:

Essa nota de 14 pontos para 1° Bimestre e 15 para o 2° Bimestre é composta pelas avaliações registradas no i-Diário, conforme abaixo:

Tecnicamente se eu for em recuperações de etapas com base na minha média de recuperação de 12 pontos, o aluno em questão não aparece na lista, porém acredito que a forma como ajustei esta errada. Se eu ajustar para 24 pontos, o aluno aparece na lista de recuperação com o valor de 14,5 na média atual

Qual seria a forma correta de se trabalhar com recuperações específicas a fim de atender a essa necessidade da image abaixo:

Acredito também que ao lançar a recuperação com a regra de recuperações específicas e deixando marcado o campo “Substituir menor nota” deveria replicar a média da nota da recuperação às etapas envolvidas, porém isso não está ocorrendo.

Como pode-se observar, faço o lançamento da REC1 que corresponde a 1° e 2° etapa

Porém o boletim escolar sai os valores que deveriam ser substituídos.

Agradeço pela ajuda!

1 curtida

Olá, Marcos! Espero que esteja bem!

Analisando seu caso vi que está tudo certo, sugiro apenas o ajuste conforme abaixo:

1. Média mantém 12 e na Nota máxima altera de 40 para 20 (essa é a nota máxima que o aluno pode tirar em uma etapa).

1. Nos cálculos das médias está certo mas caso realmente não der certo, você pode usar as seguintes fórmulas.

Somatório de etapas
((RSP1 > E1 || RSP1 > E2) ? (E1 >= E2 ? E1 + RSP1 : E2 + RSP1) : (E1 + E2)) + ((RSP2 > E3 || RSP2 > E4) ? (E3 >= E4 ? E3 + RSP2 : E4 + RSP2) : (E3 + E4))

Recuperação somatório
((RSP1 > E1 || RSP1 > E2) ? (E1 >= E2 ? E1 + RSP1 : E2 + RSP1) : (E1 + E2)) + ((RSP2 > E3 || RSP2 > E4) ? (E3 >= E4 ? E3 + RSP2 : E4 + RSP2) : (E3 + E4)) + Rc

Sobre o boletim não estar substituindo a nota da recuperação do 1º bimestre como no exemplo que você citou, isso pode ser o modelo de boletim que realmente não atende a regra de recuperação específica, peço que tente novamente depois dos ajustes na regra de avaliação.

Com esses ajustes em Lançamentos > Faltas e notas o i-Educar vai calcular da maneira correta, apenas o boletim que precisa ser avaliado para exibir em tela.

Quanto ao i-Diário é isso mesmo, ele exibe a média das duas etapas que serão recuperadas.

Espero ter conseguido lhe ajudar!

3 curtidas

Primeiramente obrigado @mateus e Portabilis por direcionar o Mateus para responder aqui ao Post!

Eu testei a minha configuração postada aqui e testei também a configuração sugerida por você para q regra de avaliação, mais especificamente para a parte de recuperação específica, ambas tem o mesmo resultado, o i-Educar apresenta o REC1 para quando a média entre B1 e B2 seja menor (<) que 12 pontos (somatório de B1 + B2), como também ao preencher o campo REC1 a tabela.coluna (modules.nota_recuperacao_especifica) é preenchida com o valor informado, logo, somente o Boletim Escolar não apresenta a informação.

Quanto a essa imagem, ainda me resta dúvidas.
Você mencionou isso:

Média mantém 12 e na Nota máxima altera de 40 para 20 (essa é a nota máxima que o aluno pode tirar em uma etapa).

image

Eu entendi o que você informou, para alterar de 40 para 20, porém, a REC1 está recuperando a nota (somatório) de E1 e E2 (Etapas que compõe o 1° Semestre), como a minha REC1 é para recuperar o Semestre, não deveria ser 40 mesmo ? Ou essa parte de Recuperações específicas deve-se trabalhar obrigatoriamente com média das etapas que compõe a REC ? (Até faz sentido ser a média pois no i-Diário apresenta a média atual quando retorna a lista de alunos de recuperação. É isso mesmo, a recuperação específica trabalha com média para os campos Média e Nota máxima ?

Se no i-Diário apresenta a média em relação as etapas informadas na recuperação específica e no i-Educar para recuperação específica devo trabalhar com média nesses campos Média e Nota máxima, essa opção Substituir menor nota não deve ser preenchida além disso, caso o valor informado talvez seja realmente a média, a tabela.coluna (modules.nota_recuperacao_especifica) no banco de dados armazenará tal valor, logo o Boletim escolar deve ser criado com base no Boletim escolar atual e adicionar uma funcionalidade para identificar a existência de Recuperação específica e caso verdadeiro, obter o valor do campo e aplicar a regra, de multiplicar o valor pela quantidade de etapas informadas na REC1 para obter o valor da soma do semestre e apresentar no Boletim escolar em uma nova coluna.

Faz sentido o que discutimos aqui? Se sim, me parece que o core do i-Educar esta correto, só precisaria desenvolver um Boletim escolar para atender essa necessidade ou ajustar o Boletim escolar atual para ser flexível a esse ponto de atender à recuperações específicas.

1 curtida

Olá, Marcos!

Quanto as fórmulas você pode usar as suas que já havia configurado.

Sobre o checkbox substituir menor nota, acabei me equivocando, pois havia entendido que a REC1 iria substituir uma das notas entre o 1B ou 2B, mas como você comentou que a REC1 está recuperando a nota (somatório) de E1 e E2 (Etapas que compõe o 1° Semestre) então você pode desmarcar o checkbox substituir menor e manter a média 40. Ou seja, se no 1º semestre a média do aluno do (1B e 2B) for menor (<) que 12 o mesmo tem direito a REC1 e essa nota substituirá a somatória da nota do 1B e 2B.

Obs: ao desmarcar a checkbox independente a nota que o aluno tirar no REC sendo maior ou menor que a soma de E1 e E2 o i-Educar está substituindo, então pode ser que precise de um ajuste na formula, estou enviando uma sugestão caso precise. ((RSP1 > (E1 + E2)) ? RSP1 : (E1 + E2)) + ((RSP2 > (E3 + E4)) ? RSP2 : (E3 + E4))

Dessa forma o i-Educar está com o core correto, se fazer os testes em lançamentos > faltas e notas percebemos que tudo ocorre bem, sendo assim, é necessário ajustar o boletim.

Qualquer dúvida fico à disposição!

1 curtida

@mateus no caso você informou para manter a Média em 40 pontos, não seria manter em 12 pontos e a Nota máx em 40 pontos?

Outra coisa, ao apresentar o campo no i-Diário e /ou i-Educar, e digamos que o aluno foi para recuperação e obteve a nota de 32 pontos, o professor deve lançar os 32 pontos no campo REC1 ou deve lançar a média de 32 levando em consideração que REC1 é (B1 e B2), ou seja, valor de 16 pontos?

1 curtida

@mateus mais uma vez, muito obrigado a você e a Portabilis por disponibilizar vocês para realizar as devidas orientações.

Então para deixar documentado para quem mais precisar, ficou da seguinte forma a configuração para atender ao meu cenário.

Cenário:

Ano letivo: 04 Etapas (Bimestrais)
image

Recuperação Semestral (Recuperação de Etapas Específicas): Recupera a nota somatório o 1° Bimestre e 2° Bimestres, considerando a nota da recuperação de etapas específicas caso seja maior que o somatório de 1° Bimestre e 2° Bimestres

image

Com a configuração acima, o professor vai lançar uma nota de 0 à 40 na i-Diário, essa nota será armazenada no i-Educar, porém até o momento não será apresentada no Boletim Escolar pois o mesmo não está adaptado para trabalhar com recuperações específicas.

1 curtida

Marcos, sim mantém a média 12 pontos e nota máxima 40 pontos.

No i-Diário o professor vai lançar a média de 32 pontos.

No mais fico à disposição!

2 curtidas