Migração de sistema

Boa tarde pessoal. Alguem já teve a experiência de migrar dados do Betha Educação para dentro do iEducar?
Estou tendo imensas dificuldades para realizar esta migração.

@paglioza, pela minha experiência, recomendo você usar o arquivo mais atual do censo escolar, tendo em vista que dessa forma, 70% do trabalho dos cadastros seriam feito de forma automática.

Os 30% restantes não tem como não ser feito de forma manual.

o que eu conseguiria trazer do censo escolar, poderia por gentileza detalhar? Para eu ter uma ideia do que vou precisar fazer depois.

o que preciso ter na base para poder importar os dados do Educasenso?

Você consegue trazer tudo do censo escolar, toda a parte de cadastro de Alunos, professores, turmas, componentes curriculares, séries ano letivo etc…

O que o sistema não consegue fazer por exemplo é o vinculo do professor com a turma, eventos cadastrados na instituição, grade horário do professor esses itens.

Não, com uma instalação limpa você pode importar perfeitamente os dados do censo escolar. Em uma instalação já populada não sei informar se poderia importar o censo.

Beleza, obrigado. Valeu pelas dicas.

Deixa te incomodar com mais uma pergunta por favor: os dados do histórico escolar vem junto com os dados do educasenso?

Por nada, @paglioza.

@paglioza, interessante a pergunta, eu nunca testei uma importação limpa e tentei tirar o histórico escolar.

Alguém aqui já conseguiu fazer esse teste ou sabe já a resposta para passarmos aqui para o senhor @paglioza

Bom dia!

@paglioza a importação do censo traz apenas os dados do ano importado, o histórico tem que ser digitado manualmente, importando 2019 e 2020 por exemplo, ele importa os vínculos com turmas dos dois anos, porém, como o censo não tem notas, vem apenas o resultado e no meu caso todos vieram APROVADOS, não sei a causa, mas tive que atualizar todos os resultados dos dois anos. E os nomes dos pais ficaram duplicados

1 curtida

Bom dia.

Pelas minhas experiências, o censo traz todos cadastros de pessoas físicas (alunos, responsáveis e alguns servidores do ano importado) e também pessoas jurídicas das escolas. Traz também os cadastros de escolas, alunos e suas matrículas daquele ano, cursos, séries, acho que as séries das escolas também e as turmas. Traz também os servidores porém todos sem alocação, tendo que fazer esse processo e também traz os professores já vinculados nas turmas daquele ano importado. O que tem que ser feito em grande parte é o lançamento das notas e os cadastros de “Tipos”, mas a importação auxilia bastante e reduz bastante o trabalho de quem realiza todos esses procedimentos.

1 curtida

Obrigado @Neto e @Charlysmachado pelos esclarecimentos, informações como estas agregam muito para a comunidade.

@Neto, quanto ao cadastro duplicado, acredito que consiga consolidar eles na funcionalidade de Unificação de Cadastros ou algo do tipo.

Pessoal, help-me.
Estou com uma instalação limpa do iEducar.
Mas não estou conseguindo importar o arquivo do Educasenso. (Fornecido pelo pessoal da educação).
Erro: 413 Request Entity Too Large

Olá @paglioza, provavelmente o arquivo tem bastante dados e não foi possível processar em tempo hábil, acredito que seja isso.

Esses erros geralmente é causado por algumas configurações não adequadas para o ambiente em questão, por exemplo, se tivesse carregando um arquivo menor provavelmente não apresentaria esse erro.

Tem algumas coisas que pode fazer.

  1. O Educacenso pode ser importado em background utilizando o Laravel Horizon.

  2. Quebrar o arquivo importado em arquivos menos, obedecendo a estrutura do arquivo, caso contrário a aplicação não poderá carregar.

  3. Ajustar as configurações do PHP e NGINX

No PHP, deve ser ajustado alguns valores para os arquivos php.ini e www.conf

Caso algumas das propriedades abaixo esteja comentadas, será necessário descomentar.

No arquivo: /etc/php/7.4/fpm/php.ini

    - memory_limit = '1024M'
    - upload_max_filesize = '1024M'
    - post_max_size = '1024M'
    - max_execution_time = '1800'

No arquivo: /etc/php/7.4/fpm/pool.d/www.conf

    - request_terminate_timeout = '1800'

No NGINX, deve ser adicionado a propriedade fastcgi_read_timeout 300; no location ~ \.php que fica presente no arquivo de virtual host de acordo com sua instalação, exemplo, /etc/nginx/conf.d/ieducar.conf

@moliveirasoares, me refiro ao fato de a importação não ser capaz de identificar que o pai já existe no banco, uma vez que o censo so tem o nome do pai ou mae e dessa forma importar vários anos do censo pra ter um histórico de vínculos e resultados pelo censo não é interessante.
Também encontrei casos em que um pai de vários alunos tinha nome diferente no cpf de pelo menos dois filhos.

Resolvido. Quebrei o arquivo por escola e consegui importar.

1 curtida

Boa noite. Após realizar a carga pelo educasenso, tentei emitir um “Histórico Escolar” , ainda que seja somente de 2020. Não aparece nada no resultado. Informei Instituição/Escola/Nome Aluno.
Retorna em branco
Na verdade, nenhum relatório retorna registros. Testei todos. Só retorna um []

Que bom que deu certo @paglioza, para difundir a sua solução, reporta aqui como fica o arquivo quebrado, se precisa manter o cabeçalho ou não dos demais dados.

Olá @paglioza ! Você clicou no menu Processos > Históricos escolares e gerou o processo do histórico escolar antes de tentar imprimir?