Erro relatórios após novo pacote de relatórios

OI, @netocazuza! Talvez seja útil você dar uma olhadinha neste vídeo. Aqui é explicado um passo a passo bem demonstrativo que pode ajudá-lo!

Espero que tenha conseguido te apoiar de alguma forma. :wink:

Um abraço!

Oi @sparkybruna, boa noite. Foi exatamente esse vídeo que eu estava seguindo, e já resolveu parcialmente meu problema, pois antes, os menus nem apareciam. O problema é que já conferi passo a passo, e não consegui localizar nenhum erro. Aparentemente tá tudo de acordo com as orientações. Como última tentativa, coloquei parte do arquivo onde foi acrescentada a linha, pois posso ter colocado a linha num local errado, mas queria confirmar antes de ficar mexendo. Mas de qualquer forma, obrigado.

1 curtida

Olá, @netocazuza, tudo bem? O erro que está ocorrendo é o mesmo do início do tópico ou é outro?

Este erro é genérico e geralmente ele está relacionado a algum problema de configuração.

Você poderia dar mais informações a respeito de como você está utilizando o sistema? Docker ou local e se você fez uma instalação limpa ou é uma atualização.

Em todo caso, se tu puder, refaça uma instalação do zero, seguindo o passo a passo e vamos ver se acontece novamente.

Retorne aqui que iremos lhe ajudar :slight_smile: abraço!

1 curtida

Bom dia @edersoares. O erro é o mesmo do início do tópico. Assisti novamente o vídeo, refiz o passo a passo, e mesmo assim ele persiste.
Fiz essa instalação a um tempo atrás, com uma versão mais antiga do i-educar, onde os menus dos relatórios nem apareciam. Com suas alterações, eles passaram a aparecer (os menus), porém os relatórios não abrem. Posso fazer uma reinstalação, mas gostaria que me ajudasse para que não houvesse perda de dados, pois já inseri algumas coisas no sistema, que não queria perder. Acho também que esse problema de impressão pode ser algo muito simples, como local onde a linha foi inserida no arquivo de configuração, ou algum outro detalhe. Até coloquei o código pra que desse uma olhada, se é nesse local mesmo.
Até já fiz uma instalação limpa numa outra máquina (ambas com linux ubuntu 16.04), e gostaria que me orientasse como transferir o backup de uma pra outra, pois também não estou conseguindo. Aceso a pasta normal do sistema, e os comandos do postgresql(pg_dump…) não funcionam. Quando acesso pelo bash do docker, também não.
De modo que estou nesse impasse. Posso fazer uma reinstalação, mas não gostaria de perder os dados já inseridos. Veja aí o que você me orienta a fazer. Abraços.

1 curtida

Chegou a dar uma olhada na Wiki https://github.com/portabilis/i-educar/wiki/Pacote-de-relatórios ?

E rodou o comando para atualizar as dependência?

docker run -it -v $(pwd):/app composer install --ignore-platform-reqs
1 curtida

Sim @edersoares. Assisti todo o seu vídeo, depois fui fazer a atualização de acordo com o wiki, pois queria apenas fazer a atualização do pacote de relatórios. Fiz o passo a passo, de acordo com o wiki, e sei que alguma coisa funcionou, pois na versão que eu tinha, os menus dos relatórios estavam vazios, e no momento já aparecem os itens. Quando postei a questão no fórum, já tinha inclusive checado a barra (/) lá no final do arquivo de configurações, e já teva certo. Quando a @Bonot respondeu, apesar de saber que já tava com a barra, conferi novamente. @sparkybruna respondeu mandando o link do vídeo, assisti novamente, e o erro persiste.

1 curtida

@netocazuza,

Sobre sua dificuldade com os dados, te aconselho a instalar o pgAdmin III, para que você possa lidar com os dados do banco através de uma interface (isso facilitaria a questão do backup também).

Sobre seu problema com os relatórios o que sugiro é debugar:

  • Abra o arquivo JasperPHP.php
  • Na linha 185 (antes de exec($this->the_command, $output, $return_var);) insira die($this->the_command);
  • Tente novamente rodar o relatório, vai emitir apenas uma mensagem com o comando que está tentando executar;
  • Copie esse comando e em seguida execute no terminal, na pasta raiz da sua aplicação o seguinte: docker exec -it ieducar_1604 comandoquevocecopiou
  • Isso irá retornar o erro que você está tendo, se for algo como Error: not a file: ... então com certeza o problema está na configuração do path do relatório.
3 curtidas

Boa noite @Bonot. Fiz isso e retornou a seguinte linha:
Error: not a file: students-per-class.jrxml
Aparentemente configuração do path do relatório mesmo. Onde corrijo isso?

@netocazuza,

Você pode seguir os seguintes passos para verificar se o caminho do path está realmente correto:

  • Acessar o container: docker exec -it ieducar_1604 bash, em alguns casos precisa do sudo na frente.
  • Entrar na pasta em que os relatórios se encontram, padrão: cd ieducar/modules/Reports/ReportSources/
  • Execute uma listagem dos arquivos, pra ver se estão aí mesmo: ls
  • Se estiver tudo ok, use o comando pwd para mostrar na tela o caminho atual, e coloque ele no ini.

Teoricamente era pra ser o caminho que você já está usando, mas por precaução é sempre bom verificar.

2 curtidas

@Bonot, boa noite. Problema resolvido aqui. @eber pegou na minha mão aqui, do jeitinho que a gente ensina criança a escrever, e resolveu o problema. De todo modo, muito obrigado pela sua ajuda. Valeu @eber e @bonot.

1 curtida

Correção aqui. Foi o @edersoares o meu mentor. Desculpa pelo engano, @edersoares, mas você há de convir que o nome é bastante parecido. Obrigado mais uma vez pela ajuda @edersoares.

3 curtidas

@netocazuza, que bom que resolveu seu problema :slight_smile:, seria interessante falar um pouco sobre a solução pois pode ajudar outra pessoa que estiver passando pela mesma situação.

Verdade @Bonot. No meu caso, vinha tendo problema em colar os comando no terminal. Copiava, e na hora de colar, às vezes duplicava o conteúdo (não sei se mais alguém já passou por isso). E não era sempre que acontecia, e eu já vinha de olho nisso. Então, certamente, em algum momento, quando manipulei o arquivo ieducar.ini, me descuidei e alguma linha ou sequência de linhas foram duplicadas, o que impedia o carregamento do relatório. Então @edersoares deu um var_dump, e foi acompanhando comigo as saídas, até chegar na origem exata do problema, excluíndo o conteúdo duplicado.

2 curtidas

Bom dia, acabei de fazer a instalação da versão 2.2.1, porem seguindo meu tutorial pra fazer a instalação do pacote de relatórios não ta dando certo, porque seguindo o tutorial na versão 2.1.x funcionava. Alguém pode me ajudar por favor? Se já tiver sido respondido aqui no fórum, peco que alguém me envie o link por favor.

Segue o print do erro.

TUTORIAL
1 - Instalação do pacote de relatórios

2 - instalar o OpenJDK
2.1 - cd /var/www/html
2.2 - sudo apt-get update
2.3 - sudo apt-get install openjdk-8-jdk -y

3 - i-Educar possui um pacote de mais de 40 relatórios.
3.1 - cd /var/www/html
3.2 - git clone https://github.com/portabilis/i-educar-reports-package.git ieducar/modules/Reports

4 - após a instalação, executar os dois comandos abaixo:
4.1 - sudo chmod -R 755 /var/www/html
4.2 - cd /var/www/html
4.3 - sudo composer new-install
4.4 - php artisan reports:install
4.5 - sudo chmod -R 755 /var/www/html/ieducar/modules/Reports
4.6 - php artisan reports:compile

5 - nano /var/www/html/ieducar/configuration/ieducar.ini
Arquivo deve ficar assim
5.1 - report.source_path = /var/www/html/ieducar/modules/Reports/ReportSources/
5.2 - cd /var/www/html/
5.3 - chmod 777 -R ieducar/modules/Reports/ReportSources/

Esse comando ta dando erro. Alguem sabe qual e o novo link???

Já tentou rodar esse comando de dentro da pasta ieducar?

Rodei nessa pasta principal que ta todos os arquivos do ieducar e que ate na versao 2.1.x funcionava, mais vou rodar aqui diretamente dentro da pasta ieducar pra ver se funciona. Ok.

Comando rodou, agora irei verificar se realmente criou a pasta Reports e seus arquivos.

Essa parte nao rodou, e preciso rodar pra funcionar ou nao??? porque tb nao achou esse caminho.

Oi @marcioro . Tenho quase certeza que os comando para instalar os relatórios não são mais necessários. A instalação está fazendo esse serviço agora.

1 curtida

To ainda tentando aqui meu amigo. Valeu.