Migração censo escolar

Olá, boa tarde a todos. Estou migrando a base de dados de uma escola para o censo, e ocorre que a auditoria do i-educar valida todos os campos, porém quando submeto o arquivo ao educacenso, o mesmo recusa, e aponta uma série de erros que ainda não vi listados. Fica parecendo que há uma discrepância entre o que o cadastro do MEC espera, e o que estamos enviando. Alguém passou, ou está passando por isso, que possa me ajudar? Vejam print da tela de erros, relativos ao cadastro da escola apenas, mas existem outros. Quero ver uma pista pelo menos, de como resolver isso, pois o cadastro da escola, aparentemente tem todas as informações previstas:

Olá, @netocazuza, acredito que você precise atualizar a sua versão do iEducar pra versão mais recente. O layout do Educacenso teve diversas mudanças em 2019 e nós tivemos que adaptar o iEducar pra atender, então tem bastante coisa nova.

Verdade @Bonot. Vou fazer isso, assim que possível. Mas ainda tô penando aqui pra ter acesso com pgadmin ao banco, e fazer um backup preventivo, antes dessa atualização. Esse banco em questão, tá bem populado, e perdê-lo significa um retrabalho tremendo. O interessante é que consigo acesso pelo docker, mas com pgadmin, não.

Olá @Bonot, bom dia. Fiz a atualização, que aparentemente funcionou. Digo aparentemente por conta das migrations que consegui ver na tela, durante a execução. O que ocorre agora, é que após a atualização, abre a tela de login, e quando ponho as credenciais, quando inválidas, já avisam que são inválidas (portanto está havendo consulta ao banco). Quando são válidas, abre a tela de erro abaixo:


Alguém tem idéia do que pode estar acontecendo? Já dei uma olhada nesse log de erro do laravel, e é gigante, aparentemente pontuando, dentre muitas outras, questões do banco e do pipe (|) ou contra-barras, simples e duplas ().

O erro diz pra você dar permissão no arquivo, já tentou? Provavelmente esses erro está mascarando algum outro erro.

Boa noite @Bonot. Você diz dar permissão à pasta? Esse arquivo parece que gera um a cada dia. Na pasta já tem uns 15 arquivos, porém recentes são esses dois (08 e 09/06).

Realmente, mudei as permissões, e o erro agora é outro:

Veja aí, @Bonot, por favor. Veja se consegue me ajudar.

@netocazuza existia um problema ao utilizar o instalador do i-Educar na versão 2.1.14, por favor baixe novamente o instalador ou a nova versão https://github.com/portabilis/i-educar/releases/tag/2.1.15

Abraço!

Boa noite @edersoares. Fiz a instalação da versão 2.1.15 e abriu tudo certinho com a senha padrão. Quando restaurei meu banco de dados, aparece a tela de login, e quando logo, apresenta esse erro abaixo, que é rigorosamente o mesmo que vinha apresentando: Linha 664 do arquivo Connection.php

@netocazuza rode as migrations:

# na pasta raiz do projeto
php artisan migrate

# ou, caso use Docker

docker-compose exec php artisan migrate

OK @edersoares. Muito obrigado. Era exatamente isso que estava faltando.

Boa tarde @edersoares. Tá tudo ok com o sistema agora, mas os relatórios não estão funcionando. Qual o procedimento para acertar isso? Tentei executar novamente as rotinas de instalação do relatórios, mas dá que as pastas já existem na hora de clonar. As migrations de relatórios rodam, mas aparentemente não mudam nada. Quando tento emitir um relatório, tá dando a seguinte tela de erro:

Ache esse link aqui, mas parece estar ultrapassado para essa última versão, pois não localizo arquivos, pastas e caminhos na maioria dos comandos.
[https://github.com/portabilis/i-educar/wiki/Pacote-de-relatórios](http://Pacote de Relatórios)

Não consigo localizar o arquivo phinx.php. Alguém sabe se mudou alguma coisa? Meus relatórios não estão funcionando. Dei uma pesquisada nesse tópico, e também não localizo esse arquivo:


Será que devo inserir esse arquivo lá na pasta i-educar/database/migrations.
Alguém já passou por isso, que possa me ajudar? Depois da instalação da última versão, os relatórios não funcionam.

:gift_heart::gift_heart::gift_heart::gift_heart:@Bonot:gift_heart::gift_heart::gift_heart::gift_heart:

1 curtida

Boa noite @Bonot e @edersoares. Depois de superados os problemas com a nova versão, enfim pude continuar os testes com o censo escolar. Efetuei várias verificações e acertei questões como falta de informações da escola, do gestor, de alguns alunos, etc, até que aparentemente não havia mais nada irregular. O que tá acontecendo agora, é que o sistema me dá mensagem que tá tudo ok com os dados (passa por todas as verificações), porém não gera o arquivo de exportação. Tem ideia do que pode estar acontecendo? Vejam tela de retorno abaixo. Clico em todos os links, que apenas redirecionam para o youtube, ou ambiente de treinamento, mas nada de baixar o arquivo.

No arquivo ieducar.ini (em ieducar/configuration) tem uma configuração chamada educacenso.enable_export. Ela deve estar como true para que a exportação funcione.

Se o seu arquivo ieducar.ini não tiver essa configuração, basta adicionar e a exportação deve funcionar normalmente

educacenso.enable_export = true

Era exatamente isso @munizeverton. Obrigado pela força.

1 curtida