Menu de relatorios não estão funcionando

Bom dia pessoal!

Como alguns aqui já sabem, estou com a missão de por o i-educar para rodar que no município de Tailândia - Pará.
Estou com um problema nos relatórios que não estão funcionando, os menus de relatório estão todos as opções sem funcionar ou seja, não esta aparecendo nada. fiz todos os procedimentos descritos no manual de instalação com o compose. alguém poderia me ajudar com respeito a isso.
desde já fico grato.

Oi @IsaelCoelho foram feitas algumas ações no menu de relatórios hoje. Vc pode tentar novamente utilizar? Caso tenha problemas estou a disposição.

Abs,
Marília

Bom dia @mariliabalbe!
Baixei novamente o i-educar e os relatórios do git e os menus continuam não funcionando.

@IsaelCoelho Bom dia, tudo bem? Vai ser liberado um pacote de relatórios para a comunidade, com isso os relatórios estarão funcionando :slight_smile:

Obrigado pelo feedback.
Já tem data para essa atualização?

@IsaelCoelho estamos trabalhando nessa atualização por aqui
Você pode me mandar mais detalhes da estrutura de pastas que vc está utilizando? Assim podemos te ajudar

@mariliabalbe não alterei nada no código fonte, gostaria de saber se o menu relatórios está por padrão desativado, se eu terei que alterar isso no código, só pra corrigir pois percebi que acima devo ter informado errado o único menu que não funciona é o menu relatório no modulo escola e nesse caso que estou com dificuldades pois queria saber qual a maneira de por os relatório legado para funcionar aqui.

@IsaelCoelho Boa tarde, tudo bem? Como a @mariliabalbe já respondeu vamos está liberando um novo pacote de relatórios (em breve), que iram conter novas correções no qual inclui este relatório.

Você pode debugar o código, para identificar o relatório e corrigir o .jrxml - Caso opte por está opção recomendo usar o ireport para ter uma melhor manutenção.

2 curtidas

obrigado @MatheusNicoski vou ver isso amanhã.

1 curtida

Oi @mariliabalbe, boa noite. Também estou com o mesmo problema do @IsaelCoelho, e não consigo imprimir nada no sistema. Tenho um zilhão de dúvidas e gostaria que, se possível, me ajudasse com algumas delas. A primeira delas é se os arquivos dentro do docker podem ser alterados com vim. Tenho que necessariamente acessar o docker, depois o bash para fazer qualquer alteração. Tentei dessa forma, e me parece que não é dese jeito. Um outro problema é se existe a possibilidade de existirem os mesmo arquivos dentro e fora do docker. Estou te perguntando tudo isso pois ainda não tinha utilizado esse serviço, e fico meio perdido. Instalei o i-educar numa vps e quando acesso o docker-compose, não consigo editar os arquivos no bash. Se saio do docker, e vou na raiz i-educar/ieducar/intranet, consigo editar os arquivos com vim normalmente, mas não sei se está surtindo efeito pois ainda não encontrei nenhum lógica que eu entenda para alterar e ver o resultado. Editei primeiro o arquivo educar_index.php na pasta intranet. Achei que com isso, poderia chegar no menu de relatório e inserir algum item lá, só pra ver se as alterações iriam funcionar. Ocorre que o sistema é bastante parecido com raintpl (que conheço muito pouco) e essa página é só quem dispara a abertura de tudo. Apesar disso, fui seguindo, pra ver onde dá, e vi que essa página tem dois require_once, e por exclusão (o primeiro aparentemente é do banco) abri o clsBase.inc.php, dentro da pasta include. Esse arquivo também não tem nada aparente do menu, e tem 16 require_once apontando pra três pastas diferentes, ficando bastante complicado resolver minha dúvida dessa forma. Consigo editar os arquivos dessa forma, ou só dentro do docker? Caso consiga, quais são exatamente os arquivos responsáveis pelo menu superior do sistema. Na verdade é o menu superior do módulo escola, acho que é isso. Só pra eu ir tentando entender o que acontece, até algum filho de Deus dar uma força lá no Fórum.

Olá @netocazuza!

Sobre as suas dúvidas a respeito dos arquivos de dentro do docker, a que arquivos você se refere? Os arquivos do projeto i-educar ou arquivos de dentro do container (configuração, logs, etc)?
Se você estiver se referindo aos arquivos do projeto, você poderá alterar eles normalmente por fora do container . O docker usa volumes (https://docs.docker.com/storage/volumes/) pra “compartilhar” os arquivos entre a sua máquina host e o container, o que faz com que você consiga alterar os arquivos na sua máquina e tudo fica sincronizado dentro do container.

Então, resumindo, você pode trabalhar nos arquivos do projeto normalmente por fora do conainer.

Sobre os menus do sistema, eles são cadastrados no banco. aqui e aqui você pode ver scripts para criação de novos menus. Talvez isso te dê uma luz.

Se você estiver falando sobre o arquivo estático que organiza o menu, dê uma olhada em ieducar/intranet/templates/nvp_htmllinhamenusubtitulo.tpl (no github) e ieducar/intranet/include/clsBase.inc.php métodos MakeMenu e makeMenuSuspenso (no github)

Gostaria de te sugerir que, nas próximas dúvidas, você tente segmentar melhor as perguntas e talvez até dividir em tópicos. Isso vai facilitar quem for te ajudar a entender melhor o seu problema :wink:

Espero ter ajudado de alguma forma. Um abraço!

3 curtidas

não foi para mim a resposta mas obrigado você resolveu minha duvida enquanto a isso.

Ajudou sim @munizeverton. Bastante. Eu estava falando dos arquivos do projeto i-educar mesmo, e não do docker. Fique tranquilo que da próxima vez, vou desmembrar os assuntos, mas postei essa mensagem num momento de muita dúvida e confusão mental, e “qualquer caminho é caminho, pra quem não sabe onde vai…” Só agora tô vendo que o poço não é tão acessível assim, mas vamos em frente. Esperava encontrar alguns select case, ul’s e li’s, tudo bonitinho, pedindo pra ser editado, mas paciência. São só dois milhões de linhas de código escritas em aramaico pra decifrar… EU POSSO, EU CONSIGO!!!

1 curtida