ERRO INSTALAÇÃO DOCKER atual

De uma olhada neste novo erro por favor pois só vcs conseguem nos ajudar a resolver!

Poucas informações para poder ajudar.

Qual versão da aplicação que está o banco de dados?

Para qual versão da aplicação você está indo?

Você entendeu o erro? Migrate que você está tentando rodar já está no banco de dados.

Boa tarde. São essas as informações que eu disponho. Eu tinha um
servidor linux ubuntu, com uma instância do i-educar funcionando já há
algum tempo, e acredito que era a versão 2.1.x. Por conta de uma
atualização linux malsucedida, o serviço deixou de estar acessível, e
travou tudo, não dando mais nenhum acesso a nada. Por sorte, eu fazia
backup de toda a base de dados, com frequência quase diária, e deixava
em outro PC. Então o que fiz, foi formatar o servidor, fazer uma nova
instalação do i-educar, versão 2.2.12 (de acordo com arquivo
composer.json), onde encontrei aqueles problemas narrados anteriormente.
Depois que a instalação ficou funcional, migrei a base de dados
(substitui a atual pela antiga, que eu tinha) e acessei o sistema, e
apresentou erro. Sugeriram aqui no fórum para rodar as migrations, e
quando faço isso, retorna esse erro do print. As informações que tenho
são essas, de quais as outras você precisa?

É muito ruim você não saber quais versões teu sistema está. Isso é uma informação básica, primária para manter o i-educar funcionando. Também é necessário informações técnicas mínimas, bem como conhecimento mínimo em administração de serviços web. Como recomendado não se deve utilizar docker para produção.

Você chegou a ler as documentações das versões lançadas? Se você está com base na versão 2.1 (você precisa ter certeza) e quer rodar nela a aplicação na versão 2.2 deve seguir os processos descritos nesta documentação [1], para realizar as devidas atualizações. Mas você tem que ter certeza das versões que está trabalhando.

E se for mesmo banco de dados na versão 2.1 para aplicação versão 2.2 não é problema de instalação, e sim de manutenção do sistema.

1. https://github.com/portabilis/i-educar/wiki/Upgrade-para-2.2-da-2.1

Conseguimos instalar e restaurar a base com a versão 2.1.12 mais ainda está apresentando este erro na hora de emitir relatórios

alguem está com o mesmo problema ou ja esteve e pode nos ajudar?

Eu tenho como prática colocar a aplicação na pasta /var/www/ieducar-<versão> para saber a versão que estou executando, o mesmo para o banco de dados: ieducar-<versão>

Você seguiu o procedimento que está aqui?

Pelo instalador, aponta alguma dependência faltante?

Após varias tentaitivas a unica versão que funcionou com meu BD e a 2.1.12, isso após comentar o dokerfile tive que comentar a linha do JDK pois a instalação não avançava, tivemos que instalar o JDK manualmente depois mais neste caso apenas a versão 7 pois a 8 não instala no doker, tenho ela instalada na raiz do meu server, acredito que se instalar a versão 8 no doker funcione mais não consegui devido a permissões. Estamos batendo cabeça a dias com isso e não é falta de conhecimento, pois do contrario não chegariamos ate aqui, para quem conhece o código fica bem fácial resolver essas pegadinhas. Preciso de ajuda para concluir este processo e disponibilizar o sistema às escolas, após isso estaremos nos afastando do i-Educar pela complexibilidade que o mesmo apresenta em suporte e otimização.

Você iniciou uma instalação limpa? Partiu da versão da aplicação igual a versão do teu backup da base de dados?

Qual erro na instalação do JDK? Simulamos vários cenários e não conseguimos gerar erro. Seria importante mais informações.

Instalação limpa, versão igual a do banco, erro JDK nos ja passamos e não lembro mais da Mensagem, se vcs que tem conhecimento e são mantenedores do código não estão conseguindo ajudar, imagina municipios sem conhcimento nenhum tentando implantar esse sistema? desse jeito jamais o projeto vai chegar a todas as escolas do Brasil.

Pois então @Moises nós não conseguimos simular o erro e não há mais nenhum relato na comunidade parecido com o seu, pelo menos não encontrei. Fica bem difícil de ajudar, e veja que estou tentando.

Pensando em comunidade, seria bem importante você compartilhar os erros que teve e como solucionou. Isso é básico numa comunidade software livre. Talvez até ajudasse nós a entendermos os processos que você está fazendo para instalar. Não conseguimos adivinhar como estás fazendo, e em quais condições.

Em relação a dificuldade em instalar você poderia dizer isso a dois anos atrás. Hoje há instruções de como instalar, inclusive com um instalador lançado a um ano que funciona muito bem em praticamente todos os cenários e a comunidade. Hoje pode ser difícil para um município instalar, mas no passado era praticamente impossível. Mas pode ter certeza que estamos trabalhando duro para cada versão seja mais estável, atenda a diversidade de legislações dos municípios, e se torne fácil e simples de implantar.

Enfim, qual o problema que você está tendo agora?

esse problema está relaciona a permissão.
chmod -R 777 /var/www/html/ieducar/modules/Reports/ReportSources

Boa noite @tiago.camargo. Na verdade, eu gostaria de ao invés de estar respondendo a esse post, escrever aqui um longo artigo sobre a cultura do open source e compartilhamento do conhecimento, mesmo sabendo que mais uma vez seria incompreendido nos meus posicionamentos. Já que isso é impossível, segue minha humilde contribuição nesse problema específico. Como dito antes, tinha esse sistema instalado num servidor com Linux Ubuntu 16.04, e tive alguns problemas com essa máquina, de modo que perdi tudo, junto com o S.O. Fiquei tranquilo pois tinha backup de tudo e fiz uma nova instalação com a versão mais atual, o que é bastante razoável nessa área. Fiz a instalação, tive alguns problemas, porém consegui. Quando restaurei o banco de backup que tinha, ocorreu um erro maluco, e eu postei o erro aqui no fórum, com tela, código, etc. No meu entendimento, você deveria ter se posicionado em relação a esse erro específico, com alguma sugestão de correção, mas qual foi sua postura? Veio foi tecer comentários desagradáveis acerca da minha competência e da forma como eu deveria administrar meus trabalhos e contratos, o que não é nem um pouco produtivo e civilizado. Apesar disso, segui uma orientação implícita sua, de tentar voltar a versão anterior. Digo implícita, pois o senhor se preocupou primeiro em criticar o fato de eu não saber exatamente de qual versão estava falando, e isso eu só te explicaria num enorme artigo, onde narrasse minhas lutas pela sobrevivência, e para levar um pão honesto e suado pra casa. Resumindo. Quanto postei uma tela específica, ninguém soube se posicionar. Então, como todo mundo, me virei. Baixei as versões 2.1.20 e 2.1.15 (pasta zipada) e procedi as instalações das duas(build), que deram certo, porém ao restaurar o banco, apresentaram o mesmo problema. Por amostragem, pois como disse, não sabia exatamente qual era a versão, baixei a 2.1.12 e ao contrário do que o senhor disse, tem sim um bug em relação ao PHP, que teve que ser mudado para a 7.2.19 na ocasião, e essa informação não foi alterada no Dockerfile, o que, no meu entendimento, deveria ser uma preocupação frequente da mantenedora. Apesar disso, a execução sempre dava erro na linha 25, ou outra, não tenho certeza, mas essa linha dizia respeito à instalação do jdk, que aparentemente não era compatível com alguma coisa. Tirei essa linha, e executei todos os outros comandos com sucesso. Restaurei o banco, também com sucesso, e o sistema está atualmente sendo acessado normalmente. O problema que tenho agora, é específico do relatório, inclusive a primeira mensagem de erro que eu tinha, era relativa à ausência do java. Fiz a instalação, e agora a mensagem diz claramente que a versão do java é incompatível, e realmente é. Se dou um java --version na raiz do sistema, tenho o java 8 instalado. Mas se dou uma java -version “dentro” do contâiner php, a versão instalada lá é a 7. Resumo da ópera, o que preciso agora, é uma orientação de como instalar essa versão 8 dentro do contâiner, ou a forma de alterar alguma linha (de checagem de versão por exemplo) de algum arquivo para que os relatórios passem a funcionar, e eu não perca os dados e todo o trabalho feito até agora. Agora, que tá instalado, você vem me cobrar tela de erro disso. Não te disse, que deu certo, e tá funcionando? O problema agora é nos relatórios, e certamente é a ausência dessa instalação que falei lá atrás, mas a coisa não funcionava com essa instrução lá, de jeito nenhum. Então, caso possa me ajudar com isso, eu agradeço, e prometo que depois disso, abandono esse sistema, para o qual sou completamente inepto, como está tentando fazer parecer, e volto a trocar pneu de carreta, que é muito mais simples e adequado à minha pessoa.

Abraços.

Boa tarde!

Já tentou instalar manualmente a versão 8 do OpenJDK dentro do seu contêiner PHP? Você pode usar o PPA para isso, talvez ajude.

É importante saber por qual motivo a instalação pelo docker-composer não funcionou.

1 curtida

Essa é a versão java na raiz do servidor

Agora vai dentro do conteiner…

Bom dia @Moises,

A versão do java no host não interfere na versão do docker. São coisas diferentes e independentes.

Já para instalar dentro do docker tem que seguir as instruções do link que mandei, ou ainda você pode usar a release que saiu a pouco que força a instalação da versão correta do java e não a disponível no repositório, acredito que seja esse o seu problema.

Continua dando erro, segui as suas orientações mais não resolveu

Qual delas? Passei duas.

suas orientações (segui as duas), pelo que eu percebi esta muito complicado resolver isso, creio que vc ja entendeu perfeitamente do que se trata pois vcs lidam com isso todo dia e lhe mandei prints bem especificos, só resta agora vc ne ajudar com a solução.

Oi @Moises até então me parece que você não está com a versão correta do java. Te passamos duas opções de solução para solucionar possíveis problemas com java.

Se o erro apresentado ao emitir relatório é ainda o Unsupported major.minor version 52.0 você segue com java desatualizado.

A última foto que você mandou não tem a finalização do comando, não consigo saber o que aconteceu. Me parece que você estava utilizando os passos citados no Blog do Edivaldo, correto?
Não adianta você me mandar fotos sem dizer qual release está utilizando, qual processo executou, e qual erro está gerando.

Quando você utilizou a release 2.2.14 apresentou algum erro? Se sim, qual? Em que parte do processo?

Em nenhum momento passamos por problema semelhante ao seu, isso que equipe utiliza docker diariamente para desenvolvimento, o mesmo que você tem acesso na comunidade.

No aguardo de informações.