Emissão de histórico escolar

Prezados. Preciso de ajuda.
Atualizei minha base toda com dados de um sistema pago que está sendo descontinuado.
Neste antigo sistema conseguia emitir histórico de aluno que concluiu o ensino fundamental em 2005, por exemplo.
Como devo proceder para emissão deste mesmo tipo de historico escolar no iEducar?
O aluno deve estar vinculado a escola onde concluiu o ensino fundamental?
Qual query realiza o “Processamento de histórico escolar” e qual query realiza a “Emissão do histórico escolar” ?
Grato

Já deu uma olhada no menu: Escola > Processos > Históricos escolares?

Não sei se corresponde ao que você quer, mas se ainda não tentou, deve valer a pena dá uma conferida.

Lá tem filtro por ano e por curso, então deve bater com a sua necessidade do “ensino fundamental de 2005”.

Boa tarde Lucas. Sim, já olhei, não retorna nenhum aluno.
Mas não manjo muito de como foi desenvolvido este site.
Se fosse laravel puro até me virava. Mas tem mais coisa junto e não me encontro.

Obrigado de qualquer forma

Boa tarde. Tô ligado. Sofro do mesmo mal só que sem saber muito de Laravel.
Quanto a retornar os alunos, não sei até onde você foi, mas vou pelo menos dizer o que consegui fazer.

Filtrei com alguns dados aleatórios da base do Educacenso que uso

A partir daí a lista de alunos da turma parece
image

Se não selecionar nenhum ele entende que são todos.

Não te retornou os alunos até aqui?
Depois disso eu não passei porque tem umas coisas que faltam na base e geram alguns erros.

Fiz mais um processo, que mudou alguma coisa mas ainda não gerou o Histórico.
Fui em Cadastros/Alunos
Informei o aluno que eu queria.
Quando achou o aluno, clique sobre o link do aluno.
Nesta mesma tela, montou o Histórico Escolar - Listagem mostrando os dados do histórico do aluno.
Mas quando vou em Processos/Historicos Escolares e faço os filtros obrigatórios e mando carregar, não vem nada.
E quando vou em Documentos/Historicos/Historico Escolar, seleciono o aluno desejado, mando exibir e não mostra nada, só um [ ]

:disappointed:

Não selecionou nada. é porque minha base, em parte veio do educasenso, em parte eu populei com dados de um outro banco de dados, se outro sistema.
Provavelmente está faltando algo para que possa ser emitido este histórico.
O problema é que sem conhecer o que o sistema pede e o que faz trazer os históricos, fica complicado.

Obrigado…

Entendo. O jeito seria localizar os arquivos dos relatórios, verificar se há queries lá, como classes que iniciam com “cls” ou nesse estilo: LegacySchoolHistory::query(), encontrá-las, colocar algum debug pra capturar o SQL e jogar no banco pra ver se ele retorna algo.

Basicamente um trabalho de formiguinha, triste e que faz mal ao coração.

Espero que alguém dê uma luz a essa questão.

Se possível você poderia tentar fazer isso em uma instalação paralela apenas com a base do Educacenso pra ficar mais simples.

Não adianta Lucas. Há uma base histórica de mais de 18.000 alunos, que precisam estar aptos a gerar histórico escolar.
Mas dentro de views tem vários sql
um deles é i-educar\database\sqls\views\relatorio.view_historico_escolar_9anos.sql
Estou estudando ele agora.

@paglioza O sistema consegue gerar o histórico, mas para trazer notas e faltas você tem que preencher manualmente dentro da matrícula do aluno no botão “Atualizar Histórico” (acho que é isso mesmo). Deve ser informando manualmente pois a importação do censo não traz notas e faltas. Depois que você fazer isso, tem que realizar o processamento de histórico como foi dito acima e depois de processar gerar o historico.

Bom dia Charlys
Fiz todo este procedimento, mas não gerou nada.

Neste caso deve ser um defeito mesmo que deve ser corrigido via código, no entanto não sei como contribuir…