Dependência de disciplinas

Alguém aqui já usou as dependências do i-educar? Tipo, o aluno cursar o 9º ano, e fazer uma ou mais dependências do ano anterior (8º ano). Até tem o check-box dependência, mas não tem um local para especificar qual, ou quais as disciplinas. Alguém aqui utiliza, ou já utilizou esse recurso?

Eu estou utilizando, no i-Diário existem diversas formas de inserir notas. Uma delas servirá para nós, afinal a documentação que informa as dependências, teremos que desenvolver e podemos utilizar os dados da avaliação que escolhermos.

Mas o caminho exato eu não sei e também estou querendo saber.

Bom dia, Neto!

Vou lhe passar abaixo as informações que como funciona as configurações e regras de dependência no i-Educar. Espero que lhe ajude :wink:

Regras

  • Para permitir realizar uma matrícula de dependência, na regra de avaliação (Escola > Cadastros > Regras de avaliações) os seguintes campos devem ser informados:

​- Quantidade de disciplinas dependência (qtd. máxima de disciplinas de dependência que uma mesma matrícula poderá ter);

  • Quantidade de matrículas de dependência (qtd. máxima de matrículas de dependência que um mesmo aluno poderá cursar em um único ano);

  • No cadastro do aluno em [Nova matrícula] deverá ser marcada a opção ‘Matrícula de dependência?’ para que o sistema efetue a contabilização da mesma como dependência. Depois de realizada a matrícula, nos dados da mesma no link Visualizar, no botão [Disciplinas de dependência], devem ser inseridas as disciplinas do aluno (sistema bloqueia pela qtd. máxima definida na regra).

Qual o funcionamento das telas?

​Lançamento de faltas e notas: Apresenta o aluno somente nas disciplinas que o mesmo possui dependência, enquanto não forem definidas as disciplinas, o mesmo não é listado para lançamento de notas e faltas;

​Relatórios: Os relatórios que provém a dependência, apresentam o aluno ao final da listagem dos alunos regulares da turma, com nova numeração, ordenando por data de matrícula, apresentando um asterisco antes no nome, assim como a legenda de ‘Alunos com dependência’ (ex.: *Ana Paula Inocêncio).

Espero ter ajudado! :wink:

1 curtida

Bom dia @paulainocencio. Só hoje, de fato, tive tempo para lançar suas orientações. Veja se consegue me ajudar. Quando vou cadastrar a dependência do aluno, que marco o check-box de dependência, aparece uma mensagem de erro, e não avança à partir daí. Veja a tela:


Ocorre que lá no cadastro de regras de avaliação, já está marcada essa quantidade de dependências como duas, e não foi marcada nenhuma para o aluno ainda, conforme pode ver na tela abaixo:

Tá marcada a quantidade certa, e o aluno não tem nehnhuma cadastrada ainda. O que pode estar acontecendo?

1 curtida

Tem um outro tópico com este erro: [issue #548] - Erro ao tentar matricular aluno com dependência

1 curtida

Olá, Neto!

À princípio parece que as configurações estão corretas realmente…

Acredito que isso esteja acontecendo pelo erro que o Robson citou ([issue #548] - Erro ao tentar matricular aluno com dependência). :frowning: