Como matricular aluno em turma

Olá a todos!

Cadastrei duas turmas e tenho um aluno para teste, quando clico em matricular aluno e preencho os dados da matrícula não encontro as opções para turmas da escola selecionada. Será que estou fazendo corretamente a matrícula?

Abraços

Oi @luizsabino!

Está fazendo certo sim, porém faltou uma configuração que é iniciar o ano letivo da escola lá em Cadastros > Escolas:

Ao clicar na opção ‘Iniciar ano letivo’ o ano da escola vai ser iniciado e também as turmas do ano anterior serão copiadas para o ano atual. O ideal é fazer isso antes de criar novas turmas, para evitar duplicidades.

Aqui tem mais informações: http://ieducar.org/docs/user-ano-letivo-escolar-matriculas.html

Espero ter ajudado. :wink:

2 curtidas

Olá @Kellyn, obrigado pela ajuda, agora apareceram as turmas. Porém, ao clicar em salvar surge um erro, tentei várias vezes, fiz logoff e tentei e o erro persiste. Veja:

O que será que acontece?

Abraço,

Olá @luizsabino !

Vi que já existe uma migration que cria essa função. Você executou esse passo na instalação?

docker-compose exec ieducar_1604 ieducar/vendor/bin/phinx migrate

Consegue verificar se a função relatorio.get_nome_escola() existe no banco?

Parece que falta uma função no banco. Verifiquei no script que cria a estrutura do banco e ela realmente não está lá.

Abri uma issue para verificar isso:

https://github.com/portabilis/i-educar/issues/363

@munizeverton Acredito que ele esteja experimentando a instância de demonstração da Portabilis, note o endereço no screenshot:

https://comunidade.ieducar.com.br

Verdade @farribeiro, não tinha visto esse detalhe.

@luizsabino resolvi esse problema no ambiente que você está testando.
Pode verificar por favor?

1 curtida

Olá @munizeverton e @farribeiro, desculpem não ter mencionado que se tratava da versão da comunidade, teria facilitado.

Obrigado pela ajuda, agora consegui realizar a matricula. Essa versão seria diferente em relação a uma instalação limpa?

Sou professor de informática no meu município e estou tentando aprender o máximo que conseguir para propor a secretaria de educação a implantação do sistema. Já tem algum tempo que estou de olho no i-educar, porém faço isso em época de férias que é quando tenho mais tempo a dedicar. Se houvesse algum diagrama (DER ou algo similar) indicando as dependências dos dados facilitaria a compreensão, pelo menos para mim que sou mais visual.

Parabéns a todos pelo empenho, a ferramenta é fantástica.

Que legal @luizsabino ! Você é de qual cidade?

Essa versão que você vê em comunidade.ieducar.com.br é exatamente a mesma que está no github.

Sobre a documentação, já tem gente trabalhando nisso. Fique a vontade pra contribuir também!

Não é diferente em nenhum aspecto, é o mesmo aplicativo que se encontra no github. Como apresentou o erro e devidamente reportado da sua gravidade, @munizeverton atualizou a aplicação. Conforme explicado acima.

Tenho outros amigos, professores e desenvolvedores que convidei para o grupo no telegram, alguns gostaram da iniciativa, mesmo não podendo ter voz ativa dentro de suas secretarias e outros tentando trazer mais know-how para o projeto.

Entendo a sua preocupação, mas não existe documentação para este fim no momento, somente esforço na transcrição do manual do usuário (para administrativos das secretarias). Quero relembrar que a cada dia que passa raramente utilizam destes artefatos como DER, devido uso maciço de software ORMs e uso de técnicas como MVC.

1 curtida

@munizeverton eu sou de Matão, interior de SP.

Mais certeiro é citar a Issue #221 do github para saber o que está sendo documentado atualmente.