Como atualizar instalação em servidor?

Na semana passada baixei a versão 2.1.12 do release, descompactei, instalei php, postgresql e nginx e finalmente o i-educar, de acordo com os passos para instalação em servidor (modo de produção). Porém, agora vejo que a versão mais recente é a 2.1.13.
Como faço para atualizar? Vou perder os dados que já cadastrei?
Lembrando que já procurei aqui no fórum, mas só encontro informações sobre como atualizar para quem utiliza docker, que não é o meu caso.

Quando preciso atualizar o que faço é:

  • instalo a nova versão (preservando a anterior) com banco de dados novos
  • substituo os banco de dados da nova instalação pelos banco de dados da antiga (nos arquivos de configurações)
  • averíguo pelo código fonte se houve alguma alteração na estrutura do banco de dados da nova versão, se houver, adéquo o banco de dados antigo.

O processo é bem simples. Basta descompactar os arquivos no lugar onde já está instalado, ou se você achar mais seguro, renomeie a pasta atual para alguma outra coisa e coloque o conteúdo novo no lugar da pasta antiga.

Depois disso visite o script /install.php como você fez na hora de instalar e ele deve fazer a atualização pra você. No geral é necessário apenas realizar as migrations usando o mesmo banco de dados.

Não é má ideia fazer um backup do seu banco como ele está antes da atualização. Esta é uma boa prática pra qualquer atualização deste tipo de software :wink:

Qualquer outra dúvida fala aí!

Quer dizer que pra fazer a atualizacao basta eu enviar pra minha VPS os novos arquivos pra sobrescrever os atuais e logico copiar os que ainda nao tem da atualizacao que vai dar certo??? no meu caso to com a v 2.1.10 e quero atualizar pra v 2.1.13.

Exato. Como disse, talvez o caminho mais seguro seja renomear sua pasta atual onde o i-Educar está instalador e colocar o conteúdo da nova versão no lugar da pasta antiga. Desse jeito vc também “remove” arquivos que já não são mais usados e fica com os diretórios mais limpos.

Mais se eu colocar na mesma pasta dar certo ne??? e tem q executar algum como? como na primeira instalacao???

Sim, vai dar certo. Basta rodar a instalação novamente.

1 curtida

Muito obrigado pelas dicas Robson e Eber. Deu certo minha atualização.:grinning:

Na minha hospedagem na VPS locaweb sempre tem a imagem da minha instalacao, se de errado e corromper meu sistema e banco, basta executar q volta ao ponto inicial.

Como faco esse procedimento??? nao sei…

Isso acontece automaticamente quando você atualiza e acessa o instalador novamente. Só estava citando o que acontece por baixo dos panos, mas o instalador cuida de executar todos os processos necessários pra atualizar sua instalação.

1 curtida

nas versões iniciais 2.1.x, essa atualização não funcionava, o site só abria os textos após a atualização

Fiz como vc falou e deu certo da versao 2.1.10 pra 2.1.13

Não aparece a opção de instalar, diz que já está instalado, como rodas as migrations?

A página de instalação sugere uma atualização para a versão 2.2, mas eu desejaria antes instalar a versão 2.1.21 . É possível? Acho que foi por isso que deu erro.