Bom dia, estamos fazendo os ajustes das informações do i-Educar para exportação dos dados ao Censo Escolar 2019 e notamos que na importação inicial (Censo 2018) a base de dados do INEP trouxe informações nos Dados da Escola, campo Línguas Indígenas preenchido como Aikanã (em todas as escolas) e não ha permissão para alteração ou exclusão no Sistema. Como podemos resolver esta situação para poder exportar o arquivo ao Censo 2019 com as informações corretas?
Bom dia @Moises, essas informações ficam no cadastro de escola, na aba Dados do ensino. Se ao abrir a tela esses campos aparecerem desabilitados para edição tente apenas clicar em salvar, acho que vai remover automaticamente. Se não, só pelo banco de dados.
Boa noite @Moises, e @Bonot. Também estou com o mesmo problema e segui as orientações de @Bonot, e nada funcionou até agora. Primeiramente salvei para ver se aparecia (ou desaparecia) o campo não editável, porém o mesmo continuou do mesmo jeito, conforme podem ver na tela abaixo:
Dei busca na tabela lingua_indigena_educacenso, e o código da língua indígena que aparece é o 1 - Aikaná / Aikanã,e fui lá na tabela escola, buscando esse código, e qual não foi minha surpresa; o campo codigo_lingua_indigena da tabela escola, está vazio. E aí eu pergunto… De onde está vindo essa informação de língua indígena. Dê uma força aí @Bonot. Segue print da tela pra que não achem que estou maluco…
Acho que entendi o problema, na verdade essa informação que aparece na tela não indica que está assim no banco. O que acontece é que esses campos (língua ministrada e código da língua indígena), não possuem a opção selecione, aí sempre pegam a primeira opção, porém como estão desabilitados essa informação é ignorada e salva como vazio no banco.
Não seria o caso de marcar ‘Escola indígena’ como ‘sim’ e depois tentar alterar?
@robson, continuaria da mesma forma, não tem um jeito de “desmarcar”, pois não possui a opção selecione.
Precisa de correção por parte da Mantenedora dos fontes!
@Moises, pelo que vi nos seus prints você não está usando a versão mais recente do iEducar, provavelmente quando você atualizar esse problema não irá mais acontecer.
Lembre-se de fazer um backup de tudo antes de atualizar para evitar possíveis problemas.
Obrigado amiga, a atualização resolveu o problema!