Proteção do código de conduta e organização dos canais de comunicação

Oi, pessoal, como estão?

Eu quero comentar algumas coisas que aconteceram aqui na Comunidade, especialmente em nosso grupo no Telegram (Telegram: Contact @ieducar) recentemente e também algumas decisões que tomamos nas últimas semanas.

A primeira delas é em relação ao comportamento de um membro da comunidade. Vocês devem ter acompanhado o que houve e, precisamos destacar que estamos aqui para um bem comum: nos apoiarmos e auxiliarmos, principalmente na parte técnica. E não para ofender uns aos outros, de maneira alguma.

Acreditamos que podemos transformar o nosso país por meio da educação, portanto, vamos começar por aqui.

Nós temos um Código de Conduta, que pode ser acessado por qualquer membro, e precisamos que ele seja levado em consideração. O Código está disponível no Fórum (i-educar/code-of-conduct.md at main · portabilis/i-educar · GitHub) e também na “Info” do Telegram.

Gostaria também de compartilhar com vocês que hoje, nós da Portabilis, temos algumas pessoas que nos ajudam a manter a comunidade ativa, principalmente o Tiago Camargo (@tiago.camargo), com informações técnicas/suporte, além do trabalho que já fazemos em uma das principais partes: a evolução dos projetos i-Educar e i-Diário, código e tecnologia.

E de agora em diante, também teremos mais interação do nosso time de Marketing (Bárbara e Sara), que passará a divulgar os boletins de atualizações e evoluções do projeto que a Portabilis faz para facilitar o acompanhamento de todos, especialmente para quem não acompanha as releases no Github.

E, vamos contar também com a ajuda do Fernando (@ferox) para apoiar na administração da comunidade, orientar membros para uma melhor comunicação (principalmente para que seja não violenta) e também defender o nosso Código de Conduta.

Um outro tópico que temos em aberto, em relação à organização das informações nos pontos de contato da Comunidade, é sobre as redes sociais (Facebook e Instagram) do i-Educar. Nós estávamos utilizando esses canais apenas para a postagem dos relatórios de melhorias e, as pessoas que acompanham lá, são as mesmas que estão aqui.

Portanto, optamos por descontinuar as postagens nesses canais (Facebook e Instagram), e transmitir essas mesmas informações diretamente aqui (Fórum e Telegram) para todos os membros. Acreditamos que é importante o foco e simplificação dos canais.

E uma outra questão é uma interação sobre o que vocês esperam/desejam da Comunidade, além do apoio técnico. Para este ponto, decidimos elaborar uma pesquisa e tratei deste assunto neste tópico.

Obrigado.