Ocorreu um erro no passo "Gerando chave da aplicação"

Olá!

Estou tentando instalar o ieducar (Produção) em uma vm Ubuntu Linux (16.04). Verifiquei que essa versão não está homologada mas o problema que irei descrever também ocorreu em uma vm com ubuntu 12.04.

Após configurar o Nginx, o PostgreSQL e o PHP, eu acessei a página /install.php e aparentemente todas as configurações estão corretas para dar continuidade na instalação.

Após informar a senha e clicar no botão para instalar, é exibida uma página informando que a chave da aplicação está sendo gerada. Após poucos segundos, um alert é exibido com a mensagem:

Ocorreu um erro no passo "Gerando a chave da aplicação". Verifique o log em /storage/logs para identificar o problema e tente novamente 

Ao consultar o log, ele está preenchido apenas com o número “255”. No console de desenvolvimento do Chrome, não encontrei nada relevante. Alguém já teve esse problema anteriormente?

Tentativas de resolver o problema:

  • Tentei dar permissão full para meu usuário em toda a pasta do projeto e para qualquer arquivo;
  • Tentei usar o ubuntu com versão homologada;
  • Refiz a instalação;
  • Procurei no arquivo Installer.php alguma referencia na linha 255 (vai que?!!?);
  • Verifiquei no arquivo install.js o passo que retorna o erro… e também no install.php…
  • Como já mencionei anteriormente, a página do install.php me diz que todos os requisitos de configuração estão corretos, mas mesmo assim esse erro ocorre.

Se alguém puder me auxiliar, agradeço muito :grinning:

@Cadu parece que o problema está ao executar o comando php artisan key:generate para segar uma chave de encriptação para os cookies da aplicação.

Você pode verificar se o arquivo .env existe na raiz do projeto, pois é nele que chave é salva.

Outra coisa, é que o PHP que precisa de permissão para acessar o arquivo para salvar esta senha.

Se mesmo assim o problema não for resolvido, coloca alguns prints para facilitar a identificação :slight_smile:

Olá @Cadu, fiz uns testes na versão 16 do Ubuntu, porém devo lembrar que o PHP nelas é inferior ao que é recomendado para o iEducar atual. Você avaliou essa questão?

Olá Ederson, obrigado pelo auxilio!

SIm, o arquivo .env existe na pasta, tanto que a pagina de instalação informa que está tudo ok com ele.

Quanto a permissão do PHP, eu vou colocar algumas imagens para mostrar como estão as permissões no arquivo .env e também na pasta. Mas adiantando, eu executei o chmod com parametros 777, ou seja, usuários, grupos e outros tem permissão de escrita, leitura e execução:

Permissões no arquivo .env: http://prntscr.com/m37oyt
Permissões na pasta de instalação do Ieducar: http://prntscr.com/m37p3c

Vou aproveitar e colocar outros prints:

Conteúdo do arquivo .env: http://prntscr.com/m37qb1
Página de instalação install.php: http://prntscr.com/m37qgt

Infelizmente o site não está me deixando colocar mais links, mas também tem a tela com o erro:

Olá Ertonilson, tudo bem?

Sim, a versão que vem instalada no Ubuntu é inferior, mas eu instalei a versão 7.0.32.

1 curtida

Eder, eu enviei alguns prints do erro, das permissões e etc… mas as mensagens foram ocultadas pelo site.

De qualquer forma, acredito que as permissões estejam ok, pois dei acesso com chmod 777 para a pasta e para o arquivo .env.

O mesmo existe, pois a página de instação install.php informa que está tudo ok com esse arquivo.

Bom dia @Cadu, consegue rodar apenas php artisan key:generate no projeto? Assim podemos ver alguma mensagem de erro mais clara.

Bom dia Juchem, tudo bem?

Não consegui executar o comando, ele está retornando o erro abaixo:

PHP Parse error:  syntax error, unexpected '=' in /var/www/html/ieducar/vendor/laravel/framework/src/Illuminate/Support/Arr.php on line 388

Estou verificando esse erro para entender melhor o problema, mas já adianto o agradecimento, pois agora tenho um norte!

Qual versão do PHP que você tem?

O certo seria ter acima do 7.1.3, se está rodando com o Apache da uma olhada no PHP que o Apache está linkando.

2 curtidas

Estou usando a versão 7.0.32, mas fiz uma instalação individual dele, usando apt-get.

Vou instalar essa versão recomendada por vc e tentar novamente.

Olá Juchem, muito obrigado pelo auxilio. Realmente o problema era bem básico, alterei a versão do php para a 7.2 e o problema foi resolvido. Erro de iniciante, como a página de instalação estava me dando um ok quanto a versão, eu nem reparei que embora estivesse ok, a versão era inferior.

Muito obrigado!

1 curtida