Módulo BNCC I-Diário

Alguém pode me orientar a respeito do recente módulo da BNCC disponível no I-Diário? Gostaria de entender melhor o objetivo das funcionalidades “Objetivos de aprendizagem e habilidades” (creio que sejam dados determinados pela BNCC) mas estou com mais dúvida na funcionalidade “Dicionário de termos BNCC”. Desde já agradeço!

Olá @Charlysmachado, tudo bem?

O módulo BNCC foi incluso no i-Diário com intuito de possibilitar aos professores trabalharem em seus planos de aula e registros de conteúdos com habilidades e campos de experiências definidos pelo INEP por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Agora no i-Diário o professor pode selecionar essas habilidades ou pelo código alfanumérico ou por meio da série ou unidade temática

Ex.: EF15AR01 ou Artes visuais (unidade temática da disciplina ARTE)

Sobre o Dicionário de termos BNCC ele permite de alguns campos e nomenclaturas das telas de Planos de ensino, Planos de aula e Registros de conteúdos sejam alteradas para a nomenclatura utilizada pela sua rede ou município. Ou seja, você pode definir que o nome da tela Plano de aula por disciplina agora será apresentada em todo sistema para todos os usuários como Plano de aula por habilidades.

Todos os campos de dicionário de termos são apresentados em branco e devem ser modificados somente se desejar alterar o nome de uma tela ou campo específico, sempre preenchendo o campo referente e clicando em salvar no final da tela.

Além disso todos os campos possuem guia informando as telas/campos que serão ajustados caso outro nome seja definido, ao clicar no mesmo, como mostra a imagem abaixo.

Espero ter ajudado, em caso de dúvidas estou à disposição. :wink:

Atenciosamente,

Julia Helena Rizzatti
Product Owner
Portabilis Tecnologia LTDA

Obs.: Este manual do MEC é bem interessante para conhecer um pouco mais sobre a BNCC Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base

1 curtida

Olá @juliahrizzatti, bom dia tudo bem? Muito obrigado pelo auxilio, com sua explicação consegui entender bem o funcionamento dessas novas ferramentas, mais uma vez muito obrigado!

4 curtidas