Implantação Inicial

Sim, há pessoas que trabalha na Portabilis aqui, afinal os moderadores são do time. Lideres do projeto são @giustin e @cajueiro

Gostaria do time CDA do @cda.marcio e @marcioro tivessem usernames mais explicativos.

Bom. Portabilis da treinamentos do IEDUCAR 2.0??? pra profissionais liberais

1 curtida

Vou te adiantar uma, que possivelmente não terá uma resposta. A resposta é não sei

O público de interesse é somente ente publico, estabelecimentos de ensino de caráter privado (escolas e universidades) estão fora da área de atuação da mesma. Então esteja livre para se capacitar e oferecer serviços. Ela está tentando um modelo de suporte semelhante a RH.

Em resumo, acredito que NÃO.

Será que existe capacitação tanto para administração de sistemas e/ou desenvolvimento. Somente para manuseio do sistema como usuário.

Ninguém se pronunciou a respeito, e ademais, a Portabilis não deveria restringir melhorias/suporte de terceiros… embora deixa explicitamente claro esta restrição e onde também a licença não oferece garantias.

ESTÁ ANOTADO NO CONTRATO DE SOFTWARE GPLv2

E também fere os princípios do software de código aberto:

Como não obtive nenhum retorno, formatei o VPS e instalei novamente e funcionou!

1 curtida

Trabalhamos com treinamento sim, mas depende do público. A @sparkybruna vai pegar o seu contato para que a gente aprofunde essa conversa.

1 curtida

Boa tarde, Marcio! Como vai?

Sou a Bruna, do time Portabilis.

Nós oferecemos treinamento e podemos ajudá-lo a esclarecer maiores dúvidas sobre o assunto.

Quer me passar seu telefone e e-mail para que possamos entrar em contato com você mais rápido? :slight_smile:

Abraço!

1 curtida

Estou executando com sucesso! Reinstalado dependências… Ok! Phinx… Ok!

Meu ambiente:

git:master [fribeiro@localhost ~/ieug/portabilis]$ docker ps -a
CONTAINER ID        IMAGE                     COMMAND                  CREATED             STATUS              PORTS                    NAMES
976b94f43847        portabilis_ieducar_1604   "apache2-foreground"     18 minutes ago      Up 18 minutes       0.0.0.0:8001->80/tcp     ieducar_1604
a917cf71a978        postgres:9.5              "docker-entrypoint..."   18 minutes ago      Up 18 minutes       0.0.0.0:5434->5432/tcp   postgres_95
640bf0801889        portainer/portainer       "/portainer"             9 days ago          Up 9 days           0.0.0.0:9000->9000/tcp   happy_goldwasser
git:master [fribeiro@localhost ~/ieug/portabilis]$ lsb_release -a
LSB Version:    :core-4.1-amd64:core-4.1-noarch:cxx-4.1-amd64:cxx-4.1-noarch:desktop-4.1-amd64:desktop-4.1-noarch:languages-4.1-amd64:languages-4.1-noarch:printing-4.1-amd64:printing-4.1-noarch
Distributor ID: Fedora
Description:    Fedora release 28 (Twenty Eight)
Release:        28
Codename:       TwentyEight
git:master [fribeiro@localhost ~/ieug/portabilis]$ uname -a
Linux localhost.localdomain 4.18.8-200.fc28.x86_64 #1 SMP Sun Sep 16 18:15:41 UTC 2018 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
git:master [fribeiro@localhost ~/ieug/portabilis]$ docker -v
Docker version 1.13.1, build 1556cce-unsupported
git:master [fribeiro@localhost ~/ieug/portabilis]$ docker-compose -v
docker-compose version 1.20.1, build 5d8c71b

PS: ENTRADA COMPOSER portabilis/jasperphp FOI REMOVIDO

@farribeiro se eu executar aqui esses mesmos comando funcionará ainda não sou muito bom de docker pra mim é uma novidade mas estou estudando.

ieducar.cda@gmail.com ok. Bruna!

1 curtida

Os comandos que se encontram dentro de docker/ieducar_1604/Dockerfile se vc executá-lo na sequencia você instala a aplicação. Somente se atentar a atender o PHP v7.0.x e PostgreSQL v9.5

Quero personalizar a pagina inicial de login (Plano de fundos e etc), em quais arquivos faco isso??? Porque algumas configurações já são disponibilizadas no próprio painel do i-educar. Alguem pode me ajudar por favor.

Melhor abrir outro tópico para essa sua nova dúvida.

Olá pessoal. Primeira postagem.

Vim exatamente atrás dessa informação. Segui a instalação do Portal do Governo Federal: https://softwarepublico.gov.br/gitlab/i-educar/i-educar/wikis/instalacao-ieducar

E consegui instalar com êxito, mas a versão anterior. E estava justamente atrás de um guia equivalente para a versão 2.0 ?!

Confesso que não tenho experiência dom Docker. Mas vamos pesquisar kkk

O guia de instalação não é indicado ambientes em produção ?

É o mais indicado atualmente e oficial do projeto, entretanto não é mais utilizado.

Não há de facto diferenciação entre as versões, de incompatibilidades e tals, é mais para demarcar uma aporte de código novo no projeto.

A solução com docker é apenas para desenvolvimento, que tem certa automação do ambiente, use apenas em testes em sua maquina local. A maquina local não tem que ser o Ubuntu 16.04

É sim!

Abraços.

1 curtida

Muito obrigado pela resposta. No caso estou pensando em fazer teste para minha Unidade Escolar à qual trabalho. E se sucesso, possivelmente apresentar à secretaria municipal de educação.

Não sei se é correto a lógica, mas já de início gostaria de instalar e usar a instalação que já apresenta a nova interface para o usuário (que diga-se de passagem é muito bonita). Pois gostaria de começar já com a “roupagem nova”.

O que me sugere? Melhor aguardar o instalador facilitado (que creio eu, já virá com a nova interface) da Portabilis ?

A minha sugestão é que aguarde a Portabilis se pronunciar! Mas nada te impede de fazer por conta e risco.

https//github.com/portabilis/i-educar/issues/386

https//github.com/portabilis/i-educar/issues/232

Observação:

2 curtidas

Alguma novidade sobre o lançamento do instalador facilitado que foi anunciado para o final de Novembro ?

Sim, saiu…

Saiu um i-educar totalmente remodelado e com instalação diferenciada, pode olhar o README do projeto e começar a fazer os estudos e testes!

O povo está comentando desde o começo da semana no telegram