Envio de avaliações automático

Bom dia, pessoal!

Estou com um problema no envio de Avaliações do Diário, vários professores enviam ao mesmo tempo e acaba dando o erro abaixo, já configurei para o sidekiq rodar com mais concorrência e mesmo assim ocorre o erro.

error: could not obtain a database connection within 5.000 seconds (waited 5.000 seconds)

Minha dúvida é não teria como deixar esse envio automático configurado na crontab?

Desde já, grato pela atenção.

1 curtida

Oi @eduardo.moraes . Teu problema é configuração com a conexão de banco de dados. Tens que entender sua configuração de jobs no sidekiq em relação à máquina de banco de dados e colocar o número de conexões que façam sentido. Não pode ter mais jobs que conexão configurada. Ou ainda pode configurar o timeout de espera de conexão, não vejo fazer sentido.

2 curtidas

Sim, estamos sofrendo com essa conexão. A questão é se não haveria uma forma de automatizar esses envios através da cron, um meio de saída pra essa instabilidade de conexão.

Mas entendi @tiago.camargo , muito obrigado!

A instabilidade de conexão ocorre pela configuração errada do banco de dados ou da aplicação. Você resolvendo isso, não terás mais instabilidade. Ou você pode diminuir o número de jobs do sidekiq, ue também irá reduzir o número de requisições ao banco.

A utilização do sidekiq é para executar essas demandas em segundo e evitar gargalos de banco e aplicação. Então a configuração de banco e sidekiq devem estar alinhadas.

Sobre cron, não vejo sentido, se já existe uma ferramenta que está gerenciando todo o processo de envio conforme a necessidade. Como você vai dividir e gerenciar os envios no cron? Vai enviar todos ao mesmo tempo? Vais ter problemas ainda pior, se com sidekiq que deve estar fazendo poucas requisições por vez, enviar tudo de uma única vez pelo cron pode gerar mais problemas além desse.

1 curtida

Olá @tiago.camargo e @eduardo.moraes !

Eu penso que é interessante o envio automático de avaliações. Entendo a sobrecarga que pode ser gerado com o envio simultâneo via cron, mas talvez se o envio fosse feito automaticamente cada vez que o professor fizesse uma alteração em uma avaliação ou frequência, não geraria tanta sobrecarga, visto que os dados enviados seriam pequenos e ainda os professores acessam em horários/dias diferentes.

O principal problema do envio manual é a inconsistência de dados no i-educar. Os professores esquecem que precisam fazer o envio das avaliações, as vezes enviam, depois fazem alterações e não enviam novamente. Pode ocorrer impressão de boletins, históricos com dados errados, apesar do professor ter feito no i-diário.

Entendo que o funcionamento ideal seria com a utilização das datas de encerramento de cada etapa fazendo o bloqueio de alterações, mas infelizmente essa não é a realidade de muitos municípios.

Acho válido a comunidade analisar a possibilidade de desenvolvimento de uma funcionalidade que atenda essa demanda.

2 curtidas

Boa tarde a todos.

Eu também cultuo dessa mesma opinião de os envios de notas serem automaticos quando lançados. Hoje no mercado várias plataformas fazem dessa forma e uma ferramenta como o i-educar deveria já obter essa automação. Como o @williams comentou, muitos professores acabam esquecendo de realizar os envios e/ou as vezes os envios também não ocorrem da maneira adequada.

1 curtida

É uma solução bem-vinda, será que poderíamos ter um esforço em conjunto Portábilis e Comunidade para desenvolvê-lo?

2 curtidas

Olá @edersoares ! Me disponho a colaborar. Como poderíamos iniciar essa colaboração? Criar um grupo de trabalho? Estou a disposição

1 curtida

Ótimo, @williams podemos conversar na semana que vem para discutirmos e idealizarmos uma solução o/

2 curtidas

Olá @edersoares e @williams, me coloco a disposição também para fazer parte dessa frente de trabalho e contribuir.

3 curtidas