Cadastro de Faltas e Notas

Boa noite a todos!

Gostaria de saber se é possível permitir que os professores façam o lançamento das notas e faltas no i-educar, se sim, qual seria o procedimento a configurar? Sei que há meios para cadastrar o servidor e depois vincular um acesso como usuário, mas seria possível vincular apenas o lançamento das disciplinas lecionadas pelo professor? Exemplo: O servidor João, professor de matemática, pode acessar o i-educar, visualizar e lançar apenas as notas de matemática.

Abraços,

Oi @luizsabino!

O i-Educar não foi pensado para os professores, pois eles não conseguem realizar os lançamentos de notas parciais e nem apurar a frequência diária. Mas mesmo assim, existe uma forma de que eles possam lançar a média final de cada etapa e o total de faltas.

Para isso, você precisará fazer as seguintes configurações:

  1. No cadastro de Instituição o parâmetro Exigir vínculo com turma para lançamento de notas do professor? deve estar marcado;
  2. No cadastro de servidor a função inserida no cadastro do professor deve ser do tipo Professor (Servidor > Funções > Professor marcado como sim);
  3. Ainda no cadastro do servidor (Servidores > Cadastrar) ao lado do campo função os Componentes Curriculares que o professor leciona devem estar selecionados;
  4. O professor deve estar vinculado a um Quadro de horário (Cadastros > Quadros de horários) em cada uma das turmas que leciona;
  5. O usuário (Configurações > Permissões > Usuários) deve estar vinculado a mesma pessoa fisíca que foi vinculada ao servidor cadastrado.

Desta forma, quando ele acessar o Lançamento > Faltas e Notas, somente serão apresentadas para seleção as turmas e disciplinas das configurações realizadas.

Lembrando também que você precisa criar uma permissão em Tipos de usuário, que será vinculada aos professores, liberando somente o menu de lançamento de notas (ou outros que desejar) para esses usuários.

Espero ter ajudado :wink:

2 curtidas

Olá, @Kellyn. Ajudou sim, muito obrigado! Vou testar. Atualmente esse lançamento de notas e faltas é feito pelos professores em planilhas do Google Drive, assim eliminamos também um trabalho das secretarias de lançar notas e imprimir as atas de consellho ficou muito mais rápido.

Abraço,

1 curtida

Pensei que os professores tivessem autonomia pra fazer sua parte no ieducar, lancar notas e faltas pras turmas de 6 ao 9 ano, e nas turmas de 5 ano pra baixo, fazer os relatorios mensais e final das turmas. To aqui tentando configurar esse acesso, mais ta dando problemas. Olhai topico que criei ontem e ainda nao tinha visto esse aqui.

Acesso dos professores

Seguindo esses seus passos conseguir configurar e agora deu certo na questao dos professores poderm lancar notas e faltas.

Como fazer para exibir as notas decimal 0(zero), por ex. 9.0, 8.0, 7.0 …?

ai que vc faz essa configuração

Já configurei para 3 casas decimais mas mesmo assim não está dando certo.

Olha aí :point_down:

Tem q ver num topico, programador da portabilis deu uma dica la de como resolver… sobre LOCALE