Instalação do i-educar numa vps


#1

Olá, boa noite a todos. Consigo instalar essa nova versão do i-educar numa VPS rodando o Linux Ubuntu 16.04 64 bits? Caso consiga, como devo proceder para as instalações do ieducar não impactar em outros serviços que porventura estiverem rodando?


#2

@farribeiro poderia me ajudar nessa?


#3

@JDias Gentileza, conferir telegram.


#4

O jeito mais fácil de instalar algo sem conflitar com outros serviços já rodando na máquina é usando o Docker conforme descrito no readme do projeto:

Se for para produção recomendamos muito que você altere a senha do usuário do mando de dados que é criado no processo de criação do container, bem como as outras senhas como descrito no processo de instalação.


#5

Valeu eber. Obrigado.


#6

Olá @netocazuza eu não tenho familiaridades com o docker (como fazer o deploy dele no vps), utilizei o virtualmin (para gerenciamento de vhosts) , caso te ajude em algo.

mas sim, o docker é melhor opção.

melhoras @farribeiro


#7

Passou-se o dia e ainda não estou bem, mas posso já dar uma ajuda!

A respeito de conviver mais de uma aplicação sobre a mesma instância, leia-se sistema operacional, é possível mas cria brecha de segurança — o que não é recomendável, uma vez sucesso em ataque todos os serviços irão para o saco — mesmo vale para todo e qualquer tipos de virtualizações. Atacou com sucesso o hospedeiro, já era. Segundo ponto é numa infra sem isolamento, leia-se virtualização, tende a não utilizar as portas tradicionais dos serviços, tanto o banco de dados e servidores web.

Recentemente analisei uma conversa no grupo e é que o recomendável seguir o @eber linkou[1] ou um usuário do telegram me abordou sobre o tutorial Caroline Salib[2] e não há outras referencias além destas!

Agora seu questionamento, é, de tal sorte possível — até em ambiente na INTERNET — mas não recomendável.

[1] Instalação do i-educar numa vps
[2] https://softwarepublico.gov.br/gitlab/i-educar/i-educar/wikis/instalacao-ieducar


#8

Fiz a instalação de acordo o seguinte manual:
https://softwarepublico.gov.br/gitlab/i-educar/i-educar/wikis/instalacao-ieducar
Agora, na hora de abrir, tá apresentando o seguinte erro:

Alguém sabe como devo proceder:


#9

Tente o endereço /intranet/index.php


#10

Verdade. É isso mesmo eber. Como intranet, abriu. Obrigado.


#11

ESSE PLANO DA LOCAWEB SUPORTA O IEDUCAR???



#12

Se a pergunta correta é se suporta, sim, suporta.

Mas deveria fazer uma outra pergunta… A quantidade usuários que eu tenho, será que aguenta?

PS: Acho que no menor plano aguenta uns 200 usuários simultâneos. Chute em papel de padaria


#13

Valeu farribeiro pela ajuda. Ainda nao tenho o numero exato de usuarios. Mais so professores sao uns 500… kkkkkkkkkkkkkk


#14

Se fizer um tuning decente do sistema é capaz que sature até 40% da instância


#15

Bom dia povo, pergunta apenas por curiosidades mesmo. Quem dos componentes aqui da comunidade exceto pessoal da portabilis esta com o ieducar rodando num VPS funcionando 100% funcional ou quase em escolas em suas cidades? Porque eu ainda nao estou.


#17

Hoje meu primeiro acesso ao meu ambiente VPS da LOCAWEB. To perdidooooo… kkkk Alguem pode me enviar o link de instalacao WIZARD. Porque nao to dando conta aqui… Como disse antes ja tinha feito varias instalacoes na minha maquina local pra nivel de testes pra aprendizado… socorro… Obrigado pessoal.