Identificação estudantil

Eu não achei o link da minha issue no github, mas este assunto me interessa e agora posso postar no lugar correto :slight_smile:

Essa?

Obrigado @farribeiro

Alguém tem alguma informação se o INEP ID vai ser integrado ao DNI?

Adicionando link para referência (acerca de sso)

@JDias:
Alguém saberia dizer como os estados/municípios estão lidando com a identificação digital?

@farribeiro:
suponho eu… que deveriam abraçar logo a DNI

http://dni.gov.br/

@JDias:
Afaik, openid é o melhor que estão oferecendo

(Em termo de especificações do protocolo)

As 2 opções que vejo seria openid e descentralized pair keys …

@farribeiro:
Agora para login externo ou local… sugiro oAuth/OpenID… Active Directory (Samba4), respectivamente

@JDias:
Eu não gosto muito da abordagem ldap …

O rs tem seu próprio openid

@farribeiro:
Cara… esquece a solução em si e sim a abordagem

@JDias:
Seria o caso dos sistemas escolares gerarem identificação?

Ou usar identificação do outros?

@farribeiro:
*gerirem

sim… obvio

@JDias:
Com chaves criptográficas dá para vincular a uma conta de blockchain…

@farribeiro:
Escolha… usar DNI, OPENID OU LOCAL

@JDias:
E acho que nenhuma dessas 3 vem com chave criptográfica

E não tem misterio gerenciar esse treco

@farribeiro:
Sei lá é uma causa perdida! Precisa definir o que fazer com INEP_ID. Minha aposta é ser integrada ao DNI

@JDias:
Acho legal esse artigo https://robn.io/u2f-lca-2017/

Universal 2 factor

@farribeiro:
Eu acho para 2factor… biometria (NFC+biometria)

@JDias:
É, esse papo é quentíssimo!

Para o blockcerts ficar blz teria que poder ter uma identificação digital confiável

Algo do tipo chave criptográfica…

Mas que se perder pode ser trocada

(Essa parte é desafio)

Deviam adicionar o google_id ap dni :upside_down_face:

Na estonia o cidadão tem um dashboard que ele pode adicionar um email …

E o gravatar agora tem um campo para adicionar sua wallet …

O sistema de login unico federal não loga os apps … redireciona para web :frowning:

Deveria te identificar e logar …

Seja no meu inss ou no digisus or whatever

@farribeiro:
Alguém tem contato com essa turma de APP publicos

@JDias:
Cada ministerio tem sua turma …

Fora os estados e municipios

(E app já era, agora vai ser pwa, acho)

Vc acredita que os alunos da rede pública na bahia …

Para ter isenção no enem tem que fazer um cadastro levando vários documentos?

@farribeiro:
está fora de escopo

@JDias:
O contato no ministério do planejamento é o luis fernando, acho.

@farribeiro:
Também nem vem o caso. Queria detalhe a respeito da especificação

@JDias:
Existe um lobby forte contra o que deveria ser feito

Especificações da openid?

@farribeiro:
DNI

@JDias:
É openid

Tem na página, pdf

5 níveis de autenticação

@farribeiro:
Fontes, por gentileza

@JDias:
Começa com login e senha, e vai aumentando

Pêra!

http://servicosgovbr.github.io

@farribeiro:
É a respeito da DNI, certeza?

@JDias:
Acho que é brasil cidadão…

Sim …

@farribeiro:
Do app TB?

@JDias:
Dexa eu explicar …

O ministerio do planejamento está integrando as bases …

E fornecendo um login único via openid …

O tse fez um cadastro biométrico, que integrado se tornou dni

@farribeiro:
ok … jah está bem explicado, vou ver se consigo mais info

@JDias:
:+1:

Grato.
Vi que o procedimento do inep não é mais como costumava ser, mas continua solicitando varias informações que teoricamente já deveriam “existir” no sistema.

Inclusive, nesse caso, não mais escopo do ieducar, e provavelmente já será sanado na próxima edição, uma vez que foi proibido ao governo federal solicitar informações que eles já tenham em algum dos seus sistemas.

(Infelizmente esta lei não abarca entes sub nacionais, mas é um tremendo avanço :slight_smile:)

Poderia mandar-nos informações relevantes? Visualizei que certificado digital com app pode ter serventia

certificado digital oficial é muito caro. (e app já era)

O que você sugere no lugar?

A DNI vai ser certificado um mix — certificado digital A1 com NFC + BIOMETRIA como 2factor — acredito eu.

eu não sei se vc está acreditando certo. existem 2 grupos de pressão definido… e eu não sei qual vai ganhar.
no canadá a id digital talvez se torne “item básico de cidadania” por lei, aqui ainda está obscuro para que lado vai! para possuir uma conta vinculada a blockchain, acredito que seria necessário a chave criptografica, como por exemplo nessa integração:

eu tbm não tenho as respostas prontas, apesar de saber algumas caracteristicas que ela deve ter. (e lembrando que a dni só surge após cadastramento biométrico, ou seja, após 16 anos)

A DNI existe há vários anos, foi feito cadastro e referido, e este não é a primeira vez. Já se emitia RCN, dizem por mas línguas que a FEBRABAN resolveu fazer a cabeça do governo. Creio que o bonde do cartão com chip já passou embora gostaria de um.

Mas tem outro grande blocker… A AC brasileira não é reconhecida internacionalmente

Fabio, já teve ida e vindas enormes…
O Ronaldo lemos tem alguns bons artigos.
A 1a iniciativa de lei de documento único foi do senador pedro simom.
Eu tenho super interesse no tema, principalmente para aplicação no setor de desenvolvimento social (já te disse que eu acho um absurdo ter censo de população de rua?), mas a aplicação na verdade é ampla. a id digital é de fato bem de 1a necessidade para qualquer cidadão.
Você tem os lobbys, mas eu acredito que é uma questão de tempo. A identificação na area estudantil você pode ter varias abordagens (veja que já existe carteira de estudante da une+bilhete unico usando nfc…), mas, como o 1o artigo que postei aqui, sobre smart badges, você tem uma gama de possibilidades… de sso a openid+auth, u2f, pki descentralizado… seja qual for a implementação, o ideal é que permita atender as necessidades de identificação de forma integrada entre os vários equipamentos educacionais/culturais que são público.

existe um projeto de lei em são paulo para que a pessoa ao nascer já tenha um prontuário digital integrado entre saúde,educação e assistência social. ( https://twitter.com/janainalimasp/status/998550276645818369 )

uma possibilidade que imaginei @farribeiro é a possibilidade de gerar um token de autenticação usando qrcode, por exemplo https://github.com/RobThree/TwoFactorAuth

(independente do auth, ter suporte a qrcode é bem util, seja para imprimir em documentos, colar em livro, ou para identificação)

é algo bem simples de se implementar https://github.com/schmich/instascan