Erro de acentuação de palavras no relatório de atestado de frequência

Estou testando a versão 2.5.1 do I-educar e ao emitir o relatório de atestado de frequência o mesmo retorna erro na acentuação das palavras ESPECIFICAMENTE quando o texto é incluído na box de observações. Gostaria de saber se esse erro já foi corrigido em versões posteriores ou não.


Acredito em problema na codificação da sua instalação, banco de dados ou quando você tenha editado algum arquivo.

1 curtida

@tiago.camargo nesse caso, seria interessante e de grande ajuda informar nos pré-requisitos de instalação as informações de encoding para o servidor de aplicação como também para a instalação do banco de dados. O que acha ?

Se souber dessas informações, poderia postar elas aqui?

Olá, boa noite. Estou com o mesmo problema. Você conseguiu resolver?

Gente como que resolve isso. Já testei várias codificações diferentes na base de dados e continua do mesmo jeito. @tiago.camargo vc consegue essa informação que o @moliveirasoares pediu pra ele trazer uma solução pra gente?

Podem ser vários problemas, alguns deles sendo:

  • Códificação do navegador
  • Códificação do PHP
  • Códificação do Postres
  • Códificação do Java (que renderiza os relatórios)

Eita! Como faço pra descobrir em qual desses a codificação não está adequada?

Seria fazendo alguns testes de debug, entender até qual ponto a informação não está comprometida.

@kesllan, acredito que seja algo relacionado a codificação do postgres.

Teria como disponibilizar um print da lista de banco de dados no seu postgres para avaliar se está no padrão correto?

Usa o psql e executa um /d se não me engano

Bom dia amigo! Segue a lista do BD

@kesllan, ao meu ver, a sua instalação de banco de dados está com o encoding correto.

Agora, coloca aqui o encoding do seu servidor linux no qual está executando o i-Educar

Basta executar o comando locale

Ok @kesllan, agora poderia informar o encoding da sua instalação PHP.

Pode executar o comando cat /etc/php/7.4/fpm/php.ini | grep default_charset | grep -v ^\;

Se atente ao caminho da sua instalação php, esse que coloquei é um exemplo que reflete o meu ambiente.

Bom, tudo está com o mesmo encoding.

Ai te pergunto, chegou a modificar algum relatório, se sim, qual ferramenta utilizou e qual encoding ela está configurada?

Não modifiquei. mesmo uma instalação nova em servidor diferente apresentou o mesmo erro.

Creio que possa ser a codificação de localidade do Java. Sabe como eu verifico isso? Porq só dá erro nas informações que vão do sistema para o relatório. As que já estão salvas no BD não apresentam esse erro de caracteres especiais.

Pesquisando achei uma possível solução, mas não tenho o conhecimento necessário para testar:

Acredio que seja o encoder do JVM

@kesllan, acredito que você pode adicionar essa variável de ambiente no /etc/environment

JAVA_TOOL_OPTIONS" -Dfile.encoding=UTF8"

Após isso, reiniciar o servidor e realizar o teste.

Se no /etc/environment não funcionar, você pode procurar os arquivos de configurações do Java e definir nele e re-testar.

No /etc/environment não funcionou. Eu tava tentando add nas configs do Java, mas não sei como fazer isso no Ubuntu. Pesquisei na Internet, mas não consegui :sob: