Educacenso - 2023

Alguém da Portabilis sabe me dizer quando vao ou se vão disponibilizar a versao com o layout do censo atualizado para o ano de 2023?

@giustin @tiago.camargo @Bonot @edersoares

1 curtida

Gostaria muito de saber desta informação também.

Fizemos todo o preenchimento das informações do educacenso no sistema, exportei o arquivo e infelizmente foi recusado, pois as informações que foram exportadas eram de 2022 e tiveram muitas mudanças para 2023.

Pelo que verifiquei na versão 2.8 do github acredito que valide os campos para o educacenso 2023. Se alguém puder me confirmar isso, agradeço.

Também realizei a importação e retorno número de campos diferentes. Acredito que seja por conta da atualização do layout.

Olá, pessoal, tudo bem?

A Portábilis está trabalhando no Educacenso 2023 junto ao time de integração do INEP desde março/2023. Agora início de junho tivemos mudanças e com isso a alteração do layout para versão 3.

Estamos atualmente finalizando a análise e exportação e em breve será liberado o patch da versão 3 do layout do Educacenso 2023, porém temos em nosso roadmap apenas em meados de julho o fechamento da release 2.8, pois estamos evoluindo tecnologias e arquiteturas e precisamos de tempo para preparar esta disponibilização de forma mais organizada.

A quem detém conhecimento técnico, no repositório oficial já está boa parte das mudanças que serão disponibilizadas, juntamente com o Educacenso 2023 até o layout 2, é sempre interessante que a comunidade nos ajude a encontrar possíveis melhorias.

A release oficial no momento é a 2.7.5, mas queremos liberar ainda este mês uma versão alpha/beta da versão 2.8.

Seguem últimas contribuições da Portábilis:

2 curtidas

O meu retornou o mesmo erro de número de campos diferentes, justamente por essas mudanças que ocorreram no layout do Educacenso 2023.

Olá @edersoares , muito obrigado pelo retorno em tempo hábil. Estarei passando essas infos para o dev também validar possíveis melhorias. O que reparei nos arquivos de retorno que obtive do inep, foi apenas a questao de inserção ou remoção de campos. Desde já, agradeço pelo apoio.

Realizamos a implementação da versão 2.8 do GitHub, porém ainda existem algumas pendências e erros a serem resolvidos. Realizamos alguns testes e notamos várias melhorias. No entanto, estamos preocupados com a questão do Educacenso. Este é o primeiro ano em que tentamos exportar o arquivo, uma vez que nos anos anteriores essa tarefa sempre foi realizada manualmente pelas escolas diretamente no próprio sistema do Educacenso.

@edersoares, estamos um pouco preocupados com o prazo. Você acredita que o lançamento da versão 2.8 será concluído a tempo de conseguirmos fazer a exportação? É provável que, após a exportação, sejam necessários alguns ajustes. Agradecemos antecipadamente pelo seu retorno. Muito obrigado.

Estamos nos organizando para começar a contribuir para o projeto. A partir desta nova versão, planejamos corrigir possíveis bugs e compartilhá-los no GitHub.

1 curtida

Semana que vem iremos publicar a beta release e se possível a release final. Mas já está disponível na branch 2.8 o código fonte com o Educacenso 2023, basta atualizar seu código fonte.

@Charlysmachado @Yuri_Nascimento a release da versão 2.8 foi lançada em versão beta Release 2.8.0-beta · portabilis/i-educar · GitHub.

Peço a gentileza que testem para nos ajudar a concluir e fechar a versão até o fim desta semana.

Olá @edersoares , Obrigado pelo retorno, vou tentar fazer alguns testes durante a semana.

1 curtida

Bom dia @edersoares , muito obrigado pelo retorno, já comecei a realizar os testes, caso tenha algum bug vou relatando por aqui.

Boa tarde Pessoal. Já adiantando um erro que aconteceu no nosso arquivo do educacenso. Estamos com problema no campo de Distrito e de Município. O ibge_code teve mudanças.

Boa tarde! A instalação do pré-release ocorreu sem problemas, mas ao carregar o baçkup do banco de dados ao tentar qualquer função dá erro conforme descrito https://flareapp.io/share/xPQlkylm

@ASampaio você precisa fazer o upgrade do seu backup para garantir que esteja na nova versão, da 14 para 15.

Notei erro ao tentar fazer importação com o arquivo do censo. Além disso, uma dúvida, ao fazer importação do censo em uma base que já existe dados da rede, os dados de cadastros são atualizados ou são duplicados?

Boa tarde, @Charlysmachado .

Notei um erro no código ‘igbe_code’ na tabela cities, mas eu obtive a tabela auxiliar de 2023 do próprio censo e a atualizei usando SQL. Se você quiser, posso fornecer a query e a tabela auxiliar que utilizei. Em relação à base de dados existente, é a primeira vez que importamos o arquivo em nosso município, pois anteriormente tudo era feito manualmente. Quando importei o arquivo, não ocorreu nenhuma duplicidade.

Um problema que ocorreu foi que enviei um arquivo que ficou com o status ‘IMPORTADO PARCIALMENTE’. Então, baixei o arquivo de aviso, fiz os ajustes no sistema e o importei novamente. No entanto, antes de importar novamente, preciso excluir esse arquivo que está com o status ‘IMPORTADO PARCIALMENTE’, caso contrário, os dados serão duplicados.