Dúvidas ao instalar o i-Educar no Ubuntu 18.04

Bom dia,

Eu estava utilizando o i-Educar via Docker para testes e decidi fazer a instalação em produção hoje, porém, estou com algumas dúvidas:

Ambiente: Servidor Ubuntu 18.04, 4GB RAM, 30GB de espaço em disco rodando a ultima versão do nginx, bem como do PHP (7.3.x) e o PostgreSQL também, em sua ultima versão.

  1. Eu copiei todos os arquivos do release para a pasta /var/www/producao/html e configurei o arquivo /var/nginx/sites-enabled/ieducar.conf da seguinte forma:

    server {
    
     listen 80;
    
     server_name ieducar.domain.com; #NO ARQUIVO ORIGINAL O DOMÍNIO ESTA CORRETO
    
     root /var/www/producao/html/public;
     index index.php index.html;
    
     error_log  /var/log/nginx/error.log;
     access_log /var/log/nginx/access.log;
    
     location ~ ^/intranet/?$ {
         rewrite ^.*$ /intranet/index.php redirect;
     }
    
     location ~ /module/(.*)/(styles|scripts|imagens)/(.*) {
         rewrite ^/module/(.*)/(imagens|scripts|styles)/(.*)$ /intranet/$2/$3 break;
     }
    
     location ~ /module/(.*)/(.*) {
         rewrite ^/module/(.*/)(.*intranet/.*)$ /$2 redirect;
         rewrite ^/module/(.*/)(.*index\.php)$ /$2 redirect;
         rewrite ^/module/(.*/)(.*logof\.php)$ /intranet/logof.php redirect;
         rewrite ^/module/(.*/)(.*meusdados\.php)$ /intranet/meusdados.php redirect;
         rewrite ^/module/(.*/)(.*_xml.*)(\.php)$ /intranet/$2.php redirect;
         rewrite ^/module/(.*/)(.*erro_banco\.php)$ /intranet/erro_banco.php redirect;
         rewrite ^/module/(.*/)(.*educar_pesquisa_cliente_lst\.php)$ /intranet/educar_pesquisa_cliente_lst.php redirect;
         rewrite ^/module/(.*/)(.*educar_pesquisa_obra_lst\.php)$ /intranet/educar_pesquisa_obra_lst.php redirect;
         rewrite ^/module/(.*)$ /module/index.php last;
     }
    
     location ~ ^(/intranet.*\.php|/modules.*\.php|/module/) {
         rewrite ^(.*)$ /index.php$1;
     }
    
     location ~ \.php {
         fastcgi_split_path_info ^(.+\.php)(/.+)$;
         fastcgi_pass unix:/var/run/php7.3-fpm.sock;
         fastcgi_index index.php;
         include fastcgi_params;
         fastcgi_param SCRIPT_FILENAME $document_root$fastcgi_script_name;
         fastcgi_param PATH_INFO $fastcgi_path_info;
     }
    
     location / {
         try_files $uri $uri/ /index.php?$query_string;
     }
    }
    

Em seguida criei o arquivo upstream.conf, tendo em vista o tópico Instalação da versão 2.1.6 no Ubuntu 18.04, da seguinte forma:

upstream php-fpm {
    server unix:/var/run/php7.3-fpm.sock;
}

Tudo passou a verificação corretamente, mas ao acessar ieducar.domain.com/install.php, recebo o erro “502 Bad Gateway”.

Quais são os arquivos que precisam de fato estar no diretório /var/www/producao/html? São todos os arquivos que eu baixei do ultimo release ou apenas aqueles dentro do diretório “public”? Aonde entram os arquivos do diretório “ieducar”?

Como deve ser, de fato, a estrutura dos diretórios em questão?

Como eu faço para resolver o problema do 502 Bad Gateway? Passei horas tentando corrigir o problema mas não cheguei a lugar algum.

Desde já, agradeço pela atenção!

Bom dia!
Eu baixo a versão do release, descompacto, e coloco todo o conteúdo do diretório na pasta raiz. No seu caso seria /var/www/producao/html.
Você instalou o php7.3-fpm? Sem ele a instalação não prossegue.

Perfeito, é isso que estou fazendo!

Sim, o php7.3-fpm, mas eu não fiz nenhuma configuração específica dele, teria alguma coisa que deve ser configurada?

Oi @JPLISBOA

Se o erro sendo apresentado é “502 Bad Gateway” isso quer dizer que na verdade o servidor não está conseguindo se comunicar com o PHP-FPM.

Este artigo fala sobre a versão 2.1.0 mas ainda é relevante pras versões mais atuais. Veja se ele te ajuda:

Bom dia Eber,

Toda a minha configuração está de acordo com a mencionada no tutorial. O único passo que eu não consegui fazer é o de configuração do ieducar.ini, uma vez que não tenho acesso à página do instalador…

[EDIT] Encontrei o erro, o caminho para o socket estava incorreto. Ele estava como:

fastcgi_pass unix:/var/run/php7.3-fpm.sock;

Quando deveria ser

fastcgi_pass unix:/var/run/php/php7.3-fpm.sock;

Obrigado pela dica! :smiley:

@JPLISBOA vi que está utilizando PHP 7.3, este mês iremos atualizar o projeto para essa versão, você pode me dizer se encontrou algum problema referente a compatibilidade de versões?

Obrigado!

@edersoares por enquanto não tive nenhum problema; aviso se encontrar algum.

Bom dia @edersoares, fiz a instalação novamente em um ambiente igual ao anterior e ao finalizar o instalador, recebi um erro referente ao banco de dados, e quando verifiquei os logs, encontrei o seguinte erro:

[2019-06-07 09:50:10] production.ERROR: SQLSTATE[22001]: String data, right truncated: 7 ERROR: value too long for type character varying(32) (SQL: UPDATE portal.funcionario SET senha = $2y$10$tmnmuTJizQFdka8K1qHFnOAreeBKSfJ0C1msiGuIeqIfC3HFALE/6 WHERE matricula = admin) {“exception”:"[object] (Illuminate\Database\QueryException(code: 22001): SQLSTATE[22001]: String data, right truncated: 7 ERROR: value too long for type character varying(32) (SQL: UPDATE portal.funcionario SET senha = $2y$10$tmnmuTJizQFdka8K1qHFnOAreeBKSfJ0C1msiGuIeqIfC3HFALE/6 WHERE matricula = admin) at /var/www/producao/html/vendor/laravel/framework/src/Illuminate/Database/Connection.php:664, Doctrine\DBAL\Driver\PDOException(code: 22001): SQLSTATE[22001]: String data, right truncated: 7 ERROR: value too long for type character varying(32) at /var/www/producao/html/vendor/doctrine/dbal/lib/Doctrine/DBAL/Driver/PDOStatement.php:119, PDOException(code: 22001): SQLSTATE[22001]: String data, right truncated: 7 ERROR: value too long for type character varying(32) at /var/www/producao/html/vendor/doctrine/dbal/lib/Doctrine/DBAL/Driver/PDOStatement.php:117)

Ao tentar fazer o login com a conta admin e a senha configurada na instalação, recebo um erro de senha incorreta.

Como devo proceder?

tambem estou com a mesma dificudade
erro%20ieducar1 erro%20ieducar2 erro%20ieducar3

Obrigado pelo feedback de todos, fizemos a correção, realmente existia um problema, pois a senha do administrador estava sendo definida antes de o banco de dados estar realmente preparado.

Pode ser feita apenas a seguinte modificação https://github.com/portabilis/i-educar/pull/594/files ou fazer um novo download do instalador em https://github.com/portabilis/i-educar/releases/2.1.14.

Obrigado a todos.

Obrigado, @edersoares ! Tudo funcionando perfeitamente por aqui!

1 curtida

Muito obrigado eder consegui instalar perfeitamente, agora vou apresentar para o pessoal da escola onde faço estagio caso atenda e é claro vai atender as necessidade deles vamos implantar.

1 curtida