[RESOLVIDO] iEducar e iDiário com AWS RDS PostgreSQL

Olá, alguém da comunidade sabe informar se o i-Educar e i-Diário funcionam perfeitamente com o PostgreSQL do RDS da AWS ?

Pergunto isso pois sei que o i-Educar utilizam algumas funções do postgres que por algum motivo a AWS não disponibilize o acesso a tal função.

Ola @moliveirasoares sou novo na comunidade, e trabalho com AWS, a titulo de apredizado, gostaria de saber mais sobre o assunto, pois como não trabalho com Postgre, não sei quais são as limitações, mas trabalho com MariaDB.
Fico agradecido pela sua atenção.

1 curtida

@comunidade, informo que não é possível o iEducar funcionar com o banco de dados RDS na AWS pois o mesmo não permite acesso via SFTP, logo o processo de instalação apresentará problema devido a funções do postgres que o usuário mestre não tem acesso devido a políticas da AWS, além disse, a funcionalidade de exportação de dados também não funcionaria pois o RDS não possibilita o acesso via SFTP.

Olá @moliveirasoares o acesso não acontece nem usando um bastion host ??

Olá @fabio_aragao, respondendo a sua pergunta, a resposta é não.

O que acontece é que internamente o nome do driver de filesystem tem que ser igual da conexão do banco de dados (motivos de multi-tenant) e o exportador hoje trabalha pensando na arquitetura e no fluxo:

  • Aplicação dispara job pra fazer exportação
  • Job roda SQL no banco de dados para gerar arquivo CSV no servidor de banco de dados
  • SFTP busca arquivo no servidor de banco de dados
  • Envio é feito para S3
  • URL do S3 é gerada e encaminhada para usuário

Bom dia amigos, sou novo no fórum, estou estudando a instalação para implantar em um município, pensava justamente na aws, não funciona com o rds, mas funciona com o.postgre da aws? Ou precisa instalar mais alguma coisa?

Funciona perfeitamente com o PostgreSQL dentro da AWS, somente no RDS que não funciona.

Ola @luisteixeira25 conseguiu fazer a implantação ??

Olá @moliveirasoares neste caso o que voce quis dizer é que não funciona no serviço RDS, mas se usar o mesmo servidor funciona, correto ??

Olá @fabio_aragao, o que eu quis dizer foi que se você usar uma EC2 e instalar o Postgres nela, vai funcionar, seja essa EC2 dedicada ao Postgres ou compartilhada com o PHP e NGINX.

Vale ressaltar que deve ver os requisitos para o funcionamento de algumas funcionalidades como a exportação de dados.

Uma pergunta, já que no final das contas, o .csv vai ser encaminhado para um bucket, porque não enviar direto para o bucket, ou porque não gravar na instancia EC2 este arquivo ??
Olhando pelo lado dos custos, sai mais barato colocar tudo num lugar só… mas olhando para serviço da nuvem, sai mais em conta cada servidor fazer o seu papel.

@fabio_aragao, quando se trabalha em arquitetura simples tem coisas que não são consideradas, geralmente em muitos casos pois a instalação do i-Educar é feita uma por cliente.

Em casos de multi-tenant, tem itens que precisam ser levado em consideração, juntamente com a infraestrutura.

O S3 é só uma forma de armazenamento, nada impede de você deixar o arquivo no banco de dados do servidor, porém como seria feito esse download pelo usuário final? Seria necessário expor o servidor de banco de dados ao protocolo http para tal ação ser possível, além de ter a necessidade de um servidor de arquivos para prover o mesmo para download.

Boa tarde, ainda não implantei, estou conhecendo agora o sistema, ou fazer um teste de instalação em bom local pra depois implny na aws